Cachoeira da Fumaça: Valores, dicas e informações
A Bahia é um estado muito reconhecido pelo turismo, atraindo visitantes de todo o país mas também de fora deles. E quando conhecemos as paisagens locais, desde as naturais até as arquitetônicas, isso acaba se explicando.
Com uma vasta possibilidade de lugares para conhecer, é onde estão regiões como a da Chapada Diamantina, atualmente uma das preferidas em nosso país para quem gosta de realizar ecoturismo, trilhas e desbravar a natureza.
Por lá, tem ganhado um destaque ainda mais específico a Cachoeira da Fumaça, que possui cerca de 340 metros de altura e impressiona não somente pelo tamanho, mas principalmente pela beleza.
Assim, para que possa conhecer mais sobre o local e planejar seu passeio para lá de forma assertiva sem que restem dúvidas sobre, basta seguir conferindo o post logo abaixo onde te explicamos tudo que precisa saber antes de ir!
Onde fica a Cachoeira da Fumaça?
Como dissemos anteriormente, a Cachoeira da Fumaça fica na região da Chapada Diamantina, no interior da Bahia. De forma mais específica, pertence a cidade de Lençóis, uma das maiores da região e que também conta com uma boa estrutura para os visitantes.
Diante da paisagem de tirar o fôlego que é natural do Vale do Capão, ela ainda consegue se destacar pela imponência que apresenta, sendo possível ver detalhes de sua queda de diversos pontos no caminho até lá.
Veja Também: Cânion do Xingó de São Francisco
Como chegar à Cachoeira da Fumaça?
A cidade de Lençóis conta com um Aeroporto, também único na região, que até então recebe somente voos operados pela Azul. Por conta disso, é possível encontrar valores altos para realizar o trecho independente de onde esteja saindo.
Dessa forma, nossa sugestão caso não queira deixar a comodidade de lado mas também queira economizar é ir até o Aeroporto de Salvador e depois disso, partir para Lençóis, cidade onde indicamos que se hospede para conhecer a região.
Isso porque é um local de fácil acesso a diversos passeios, onde pode encontrar diversos guias e turmas saindo tanto para a Cachoeira da Fumaça quanto para outros locais que vale muito a pena conhecer por lá.
Além disso, já adiantamos que Lençóis tem restaurantes incríveis, sendo uma ótima oportunidade de conhecer a culinária local e aproveitar a noite, fazendo com que possa curtir todo instante dessa viagem.
Assim, saindo de Salvador com direção a Lençóis pode considerar diversas possibilidades, a exemplo do aluguel de carro que pode ser feito no próprio aeroporto, serviço de transfer contratado antecipadamente ou até mesmo ônibus, que saem da rodoviária. Do aeroporto para lá, basta pegar o metrô.
Outra sugestão caso vá passar um tempinho em Salvador e não queira demorar tanto na Chapada Diamantina é aderir a passeios com agências locais, que geralmente acontecem durante os finais de semana no estilo de excursão.
Já para chegar até a Cachoeira da Fumaça de forma mais específica, será preciso percorrer uma trilha. Há duas possibilidades nesse sentido: Uma mais leve onde irá percorrer 12km (ida e volta) ou outra mais intensa, com 36km a serem percorridos e duração de 3 dias.
De ambas as maneiras, é essencial que o trajeto seja feito diante da companhia de um guia local e devidamente especializado, visto que o caminho não é tão simples e ir sozinho realmente não é uma possibilidade.
Quanto custa para entrar na Cachoeira da Fumaça?
Agora, vamos aos custos para realizar esse passeio incrível! Isso é bastante variável e acaba dependendo principalmente do seu estilo de viajante, com quantas pessoas está indo e outros tantos detalhes.
Assim, o valor médio que deve considerar caso deseje fechar com uma agência é de R$300 por pessoa, incluindo detalhes como guia, lanche e seguro, detalhes que te dão um conforto a mais para viver a experiência.
Caso feche apenas com uma guia no momento da trilha mesmo, sem um serviço tão personalizado, pode encontrar valores mais baixos, onde pode ser cobrado R$300 por um grupo de 4 pessoas, por exemplo, permitindo a divisão do valor.
Mas é claro, nesse custo deve considerar ainda outros detalhes da viagem, como a chegada até a região, hospedagem e alimentação. Traçamos somente uma estimativa para o passeio específico até a Cachoeira da Fumaça.
Quando ir à Cachoeira da Fumaça?
Para que o passeio seja realmente um sucesso, vale a pena pensar também no período da sua viagem, o que pode acabar garantindo uma melhor experiência caso possa ser bem pensado antes de partir até a Chapada diamantina.
Nesse sentido, nossa sugestão é que vá entre os meses de Setembro e Novembro, quando o tempo é mais firme e ocorre a baixa temporada, com preços menores e locais mais tranquilos.
Inclusive, quando há muita gente na Cachoeira da Fumaça é comum que se forme uma fila para fotos, principalmente na pedra principal onde podemos visualizar a paisagem de forma panorâmica. Já durante a baixa estação, isso não ocorre.
Mas basicamente esse é um local que pode ser visitado durante todo o ano, dependendo mais daquilo que você deseja vivenciar. Se não tiver problema com pagar um pouco mais e encontrar locais cheio, entre Dezembro e Fevereiro a cidade em si está mais movimentada e pode agradar principalmente durante a noite.
Esperamos que tenha gostado das dicas e informações deixadas aqui. Não esqueça de planejar bem a viagem e para a trilha, levar água, repelente e usar roupas confortáveis.