9 Ilhas da Baía de todos os Santos: Paraísos fora do radar
A Bahia é um dos estados que mais recebem turistas hoje no Brasil. Rico em opções e já bem desbravado, ainda nos esconde destinos únicos que merecem ser melhor conhecidos, inclusive por quem mora no estado e deseja se aventurar em novas paisagens.
Sabendo disso, na lista abaixo reunimos 9 Ilhas da Baía de todos os Santos que valem muito a pena serem conhecidas! Confira para já começar a planejar sua viagem, inclusive por já temos estado em algumas delas e ter vídeo no canal com dicas bem legais para dar uma olhadinha.
Ilha de Itaparica
A Ilha de Itaparica é a maior do Brasil e ao longo de sua extensão é capaz de nos surpreender não somente pelo tamanho, mas principalmente pelas belezas que nos apresenta, tanto as naturais quanto as arquitetônicas.
Palco de batalhas travadas contra os portugueses, ainda hoje podemos admirar como é bem mantido o seu centro histórico, além de praias incríveis que durante boa parte do ano podem nos apresentar a um clima tranquilo.
Inclusive, no vídeo acima que foi gravado para o nosso canal vocês podem conferir mais sobre o local e pegar algumas dicas que vão fazer a diferença no seu passeio, viu? Então, não deixe de dar uma olhadinha!
Ilha dos Frades
Já a Ilha dos Frades é menos desbravada pelos turistas, ainda que o turismo por lá esteja gradativamente aumentando nos últimos anos. Por lá, você poderá admirar a arquitetura, que se combina muito bem com a paisagem local.
Mas é claro que o grande destaque fica por conta das praias presentes na região, como é o caso de Paramana que se tornou famosa por conta da presença de piscinas naturais.
Ilha de Maré
É fácil e também econômico chegar até Ilha de Maré, que fica bem próxima ao Subúrbio da capital baiana, Salvador. Aos finais de semana e feriados vai acabar encontrando o local mas cheio, então nossa dica é que busque chegar cedo.
Mas fora esses momentos o clima de tranquilidade é comum na Ilha e você pode aproveitar para relaxar. Ainda assim, garantimos que vale a pena ir em ambos os momentos e claro, ter sua própria experiência.
Ilha de Boipeba
Na parte Sul da Baía de todos os Santos, encontramos a linda e encantadora Ilha de Boipeba, que fica pertinho de outros locais muito procurados pelos turistas na região, a exemplo de Morro de São Paulo.
Porém, fugindo de todo o movimento de Morro, Boipeba nos reserva um clima mais tranquilo e aconchegante, ainda não sendo alvo de tantos turistas assim. Com uma boa estrutura, é um local ideal para quem pode passar mais de um dia.
Ilha de Matarandiba
A Ilha de Matarandiba é considerada por muitos como um paraíso escondido em meio a Baía de todos os Santos, isso porque o vilarejo possui um clima bem tranquilo e a estrutura é bem simples, não havendo muitas opções de hospedagem, por exemplo.
Estivemos por lá e já adiantamos que a experiência foi ótima desde a relação com a população local até as paisagens das quais podemos desfrutar. Mas é claro, para saber mais sobre, deixamos linkado o vídeo acima com maiores detalhes sobre o passeio.
Ilha das Vacas
Outro local pouco explorado na Baía de todos os Santos e que vale muito a pena conhecer é a Ilha das Vacas. Quando a maré está baixa, podemos caminhar normalmente pela areia, sendo um espaço bastante limpo e tranquilo.
Já quando a maré está cheia, pode aproveitar para realizar atividades como o mergulho ou mesmo caminhar no entorno do praia. De toda forma, será uma experiência única e longe do agito visto em Ilhas mais conhecidas.
Ilha de Bom Jesus dos Passos
Não é apenas o nome dessa Ilha que remete a religiosidade, visto que esse é um tema bem recorrente por lá, conforme podemos perceber através da sua arquitetura formada a partir de lindas Igrejas que nos fazem lembrar da arquitetura colonial.
Além disso, por lá você também encontrará uma densa floresta, manguezais e o próprio mar, uma paisagem completa e repleta de uma beleza única que faz com que quem vai até lá, fique com o desejo de voltar em breve.
Ilha de Madre de Deus
Pertinho de Salvador e com um fácil acesso tanto de carro quanto de ônibus, chegar a Ilha de Madre de Deus não será uma tarefa complicada, mas ainda que fosse a paisagem local faz com que o passeio possa valer a pena.
Aliás, indicamos muito para quem vai viajar com a família, principalmente quando são incluídas crianças e idosos, já que tem uma estrutura bem interessante e não precisará fazer longas caminhadas, por exemplo.
Ilha do Medo
Repleta de contos populares ligados a si, a Ilha do Medo pode até causar receio em alguns, mas certamente também é capaz de surpreender positivamente os que chegam até lá e podem admirar suas belezas.
O local é pequeno e por isso indicamos para um bate e volta, já que não há estrutura devida para passar tanto tempo. Para isso, há passeios no estilo bate e volta saindo de Salvador, para caso tenha receio de ir sozinho.