12 Melhores Passeios turísticos de Trem no Brasil e fora

Fazer uma viagem de Trem, por mais rápida que seja, pode ser mais fácil do que imagina. Isso porque existem muitas opções aqui mesmo no Brasil para conhecer, nos ligando entre diferentes cidades e até mesmo estados.

Para se programar e fazer um passeio turístico como esse, a gente te conta abaixo 12 opções de trajetos para fazer de trem tanto no Brasil quanto fora dele. Vale a pena conferir, olha só:





Trem de Curitiba a Morretes, Paraná

Ao fazer esse trajeto, a experiência será como se estivesse fora do Brasil! O trajeto de trem que liga as cidades de Curitiba e Morretes, ambas no Paraná, nos apresenta a paisagens únicas da serra, cenário que permanece lindo durante todo o ano.

A duração total da viagem é de cerca de 4 horas e você pode fazer tanto a ida quanto a volta usando esse meio, apesar de que muitas pessoas optam por realizar somente um trajeto de trem e o outro de ônibus.

Maria Fumaça da Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

Também na região Sul do país, encontramos a Maria Fumaça da Serra Gaúcha, que passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, todas elas pertencentes ao estado do Rio Grande do Sul.





O trajeto, apesar de englobar três cidades, dura apenas cerca de 1h30. Ao longo dele, podemos admirar de perto as heranças italianas que ainda hoje as cidades mantêm vivas, sendo um passeio único para incluir no seu roteiro de viagem.

Expresso Turístico da Luz, São Paulo

Muita gente não sabe disso, mas a partir da Estação da Luz em São Paulo parte um trem expresso em direção a cidades próximas da capital paulista, sendo elas Mogi das Cruz, Jundiaí e Paranapiacaba.

Assim, mesmo estando na capital, pode partir para um passeio que envolve belas paisagens naturais, além de ficar conhecendo um pouco mais da História ao longo dele.

Trem Cultural dos Imigrantes, São Paulo

Outro opção de passeio turístico de trem em São Paulo é o Trem Cultural dos Imigrantes, que parte do Museu da Imigração e liga as estações Mooca e Brás. O trajeto não é extenso e segue por 3km, levando em média 30 minutos até que seja finalizado.

Além do passeio em si já ser bem interessante, há monitores que o acompanham e nos contam mais sobre a História da estação, incluindo seu uso pelos imigrantes.

Trem de Tiradentes a São João del Rei, Minas Gerais

Em Minas Gerais, você pode realizar o passeio de trem que liga as cidades de Tiradentes e São João del Rei. O caminho leva pouco menos de uma hora até que seja finalizado e vale muito a pena, sobretudo pela paisagem ao longo do percurso.

A dica é chegar até a estação um pouco antes, pois por si só ela já nos leva a momentos passados, valendo a pena admirar com mais calma os detalhes que compõem sua arquitetura.

Trem da Vale de Ouro Preto, Minas Gerais

Ainda em Minas Gerais, também podemos realizar um passeio através do Trem da Vale de Ouro Preto, que liga as cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana. Ambas são cidades histórias, então além do trajeto vale a pena tirar um tempinho para conhecê-las.

Maria Fumaça de Campinas, São Paulo

No interior paulista, em Campinas mais específica, há uma Maria Fumaça que nos leva até Jaguariúna. No trajeto, podemos visualizar paisagens como fazendas de café, rios e áreas preservadas, que realmente possuem uma incrível beleza natural.

Trem do Corcovado, Rio de Janeiro

Localizado bem em uma das áreas mais turísticas da capital carioca, o Trem do Corcovado é um passeio turístico que nos leva diretamente ao Cristo Redentor, mas é claro, de uma forma única e podendo admirar as belezas do Rio com uma visão bem ampla do alto.

Bergen Line, Noruega

A Europa é bastante conhecida por contar com belas viagens de trem, e agora vamos falar também sobre as principais delas, começando pela Bergen Line, que é a linha ferroviária mais alta do mundo, ultrapassando os 1.000 metros tendo como base o nível do mar.

Para fazer esse passeio você deve estar na Noruega, já que a linha conecta duas das principais cidades do país: Oslo e Bergen.

Bernina Express, Suiça

Se você gosta de viajar e costuma pesquisar sobre, é bem provável que já tenha ao menos ouvido falar sobre a beleza dos Alpes suíços. Agora imagine só a experiência de admirar isso de pertinho através de uma viagem de trem. É justamente o que podemos fazer com o Bernina Express!

Trem de Roma a Florença, Itália

Existem muitos trens na Itália, sendo esse um dos melhores meios de transporte para conectar uma cidade a outra. Lá, podemos realizar de trem o trajeto de Roma até Florença em uma viagem que dura cerca de 1h30min. A dica é comprar o bilhete com antecedência para economizar!

Trem de Paris a Nice, França

Já na França, a sugestão fica por conta do trem que conecta Paris a Nice. Esse também é um trajeto considerado barato, podendo encontrar passagens a partir de 11 euros, o que vale muito a pena, já que o trajeto é incrível e ainda vai te permitir conhecer um pouco de Nice ao final.