Ametista do Sul: Como chegar, o que Fazer e +
Visitar cidades pequenas pode nos proporcionar ótimas experiências, principalmente considerando as vivências com novas culturas, costumes e belezas, tanto naturais quanto arquitetônicas. Assim, siga conferindo abaixo dicas para programar sua viagem para Ametista do Sul, olha só:
Onde fica Ametista do Sul?
Ametista do Sul é uma cidade pertencente ao estado Rio Grande do Sul, acerca de 440km de sua capital, Porto Alegre. Além disso, também possui proximidade com o estado de Santa Catarina, estando apenas a 90km de Chapecó.
Essa cidade gaúcha, famosa pela prática do garimpo que também colora para o seu nome, faz divisa com algumas outras cidades gaúchas, a exemplo de Cristal do Sul e Alpestre.
Veja Também: São Lourenço
Como chegar à Ametista do Sul?
Como não há aeroportos em Ametista do Sul, a forma mais rápida de chegar até lá considerando via aérea é por meio do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, que fica localizado em Chapecó. Saindo de lá, é preciso seguir por via terrestre, mais especificamente pela via ERS-406.
Já se estiver saindo de Porto Alegre, precisará seguir através da RS-324 ou pela BR-386, trajeto que costuma durar cerca de 6h quando feito de carro, não considerando paradas.
Assim, no geral o mais indicado é que alugue um carro para realizar esse trajeto, o que pode ser feito no próprio aeroporto juntamente com as locadoras disponíveis no local, assim como online.
Quando ir à Ametista do Sul?
A boa notícia é que esse é praticamente um destino atemporal, tendo em vista que mesmo em dias de chuva é possível aproveitar um pouco da cidade, não fazendo com que perca todas as suas opções de lazer.
Contudo, vale a pena se atentar em alguns detalhes como o período. Isso porque há períodos de muito calor mas também de frio considerável, o que certamente vai inferir nas roupas ou até mesmo na programação.
Outro detalhe é que em feriados e finais de semana a cidade costuma ficar mais cheia que o comum, sendo interessante que serve a hospedagem com certa antecedência para evitar problemas na execução dos planos.
O que fazer em Ametista do Sul?
Ametista do Sul possui esse nome justamente por conta da exploração de pedras preciosas no local. Assim, grande parte do seu turismo também é voltado para esse setor, onde podemos até mesmo visitar minas desativadas.
Exemplo disso é o Ametista Parque Museu, local que funciona em uma mina já desativada, além de possuir acervos muito ricos, restaurante, vinícola e até mesmo lojas, uma ótima opção para levar uma lembrança da cidade.
Caso goste ainda mais de aventuras, pode optar ainda por visitar uma mina ainda ativa, passeio que ocorre no complexo turístico de Belvedere Mina.
Nessa visitação única, podemos observar o interior da mina com toda a proteção necessária, além de entender um pouco do dia a dia do trabalho que ocorre na mesma, o que é muito interessante.
Além disso, no encantador centrinho da cidade está a Igreja matriz São Gabriel, revestida quase que inteiramente por pedras de Ametista, garantindo ao lugar um visual lindo e também muito bonito.
Há ainda a Praça central da cidade, onde está a famosa Pirâmide Esotérica, formada de vidros que nos remetem a cor da Ametista, algo que podemos perceber que é muito simbólico para a cidade.