12 Cachoeiras mais bonitas da Bahia
Estar em contato com a natureza é sempre uma boa experiência, mas que pode se tornar ainda melhor quando pensamos nas Cachoeiras mais bonitas da Bahia. Abaixo, confira a lista das principais dela e claro, se programe para conhecê-las!
Cachoeira do Redondo
Na cidade de Barreiras, na região do Oeste baiano, podemos chegar até a Cachoeira do Redondo. Entre serras e vegetações diversas, essa Cachoeira é formada a partir de vários rios e ribeirões, destacando um visual único e encantador aos seus visitantes.
Vale citar ainda que a água é cristalina e apesar do agito, possui cerca de 3 metros de profundidade, o que é tranquilo para quem sabe nadar.
Cachoeira da Fumaça
Certamente a Chapada Diamantina é a região baiana com um maior número de Cachoeiras que impressionam pela beleza e unindo isso a uma grande imponência, é claro que não podemos deixar de citar a famosa Cachoeira da Fumaça.
Após uma trilha que deve ser feita com o apoio de guia especializado, podemos chegar até lá e admirar suas belezas. Mesmo que sua força não nos permita tomar banho nela, o trajeto vale a pena pela aparência do local, onde podemos nos conectar com a natureza.
Cachoeira do Ramalho
Outra bela Cachoeira que fica na região da Chapada Diamantina é a do Ramalho, que está mais especificamente localizada no município de Andaraí. De lá, podemos admirar a natureza, tomar banho e relaxar.
Além disso, caso deseje montar um roteiro para aproveitar mais de um local no mesmo dia, nossa sugestão é de que inclua no dia de visita a Cachoeira do Ramalho também a ida ao Poço do Fervedor, que não fica longe.
Cachoeira Pancada Grande
Não é por acaso que a Cachoeira Pancada Grande possui esse nome, já que a altura da sua queda é de cerca de 50 metros, tendo uma aparência grandiosa que faz com que o local esteja entre os mais bonitos da Bahia.
Ainda que a correnteza seja forte, o banho lá costuma ser bastante agradável, bastando ter cuidado e atenção ao entrar.
Cachoeira do Mosquito
Formações rochosas completam o visual que se tem da Cachoeira do Mosquito, uma das mais bonitas da Bahia e também mais conhecidas da Chapada Diamantina, sendo um passeio praticamente indispensável para quem está visitando a região.
Considere, no entanto, que a trilha para chegar até lá pode ser complicada para quem não tem tanta prática, sendo em grande parte formada por escadas e por isso, exigindo bastante fôlego dos aventureiros.
Cachoeira da Dona Zilda
Na região do Litoral norte da Bahia, podemos encontrar a Cachoeira Dona Zilda que pertence ao município de Imbassaí e é banhado pelo rio que recebe o mesmo nome da cidade. Assim, a água é cristalina e nos apresenta a um visual único.
A vegetação local também marca o entorno da Cachoeira e complementa sua beleza, mas mesmo que o local seja bem preservado há uma estrutura básica para quem deseja conhecê-la, incluindo estacionamento próximo.
Cachoeira dos Índios
A Cachoeira dos Índios é formada a partir das águas do Rio Subauma e também fica localizada no Litoral Norte baiano e é bastante frequentada, principalmente durante finais de semana e feriados, quando atrai visitantes de outras cidades.
Por lá é possível fazer uma trilha mas caso não goste de tantas aventuras, pode apenas aproveitar o lugar para relaxar. A dica é levar seus alimentos, já que não vai encontrar nada tão facilmente por lá. Mas é claro, fique atento para não deixar lixos!
Cachoeira do Sossego
Com uma queda d’água estimada em 20 metros de altura, a Cachoeira do Sossego é acessada por meio de uma trilha bastante cansativa, mas que acaba sendo devidamente compensada pelo resultado ao chegarmos lá e podermos admirar um verdadeiro espetáculo da natureza.
A água é consideravelmente tranquila se tratando de uma cachoeira e por isso é um local que pode ser utilizado para banho. Algo interessante é que os paredões rochosos fazem com que o local não seja tão frio.
Cachoeira do Tremembé
A Cachoeira de Tremembé não está entre as mais imponentes da Bahia, mas o que torna sua queda d’água de cerca de 5 metros tão marcante é justamente a beleza que possui, merecendo estar nessa lista das mais belas cachoeiras baianas!
O acesso a ela não é tão simples assim e tomando Salvador como ponto de saída, vai levar algumas horas até que chegue lá, mas ao contemplar esse visual poderá ter certeza de que o passeio valeu a pena.
Cachoeira dos Cristais
Se você está viajando em família, a Cachoeira dos Cristais é uma ótima opção para conhecer na Bahia. Nela não encontrará uma água tão agitada, havendo a formação de poços ideais para banho que também são lindos.
Cachoeira de Tijuípe
Localizada entre as cidades de Itacaré e Serra Grande, a Cachoeira de Tijuípe é uma outra opção que indicamos que conheça na Bahia. Ela conta com uma piscina natural que agrada muito aos banhistas, fazendo com que possa encontrar o local com bastante gente, sobretudo aos finais de semana e feriados.
Além disso, conta com uma estrutura próxima, mais especificamente um restaurante onde pode fazer as refeições sem precisar sair completamente de lá.
Cachoeira do Urubu
Com excussões saindo semanalmente de Salvador para a Cachoeira do Urubu no estilo bate e volta, essa é uma das cachoeiras que pode conhecer com mais facilidade dependendo de qual cidade da Bahia você esteja.
Ela fica na cidade de Santo Amaro e tem uma das maiores quedas d’água da região, ultrapassando os 50 metros de altura.