Porto Seguro: Como chegar, Quando ir, o que Fazer e +
Ter ido a Porto Seguro com certeza está entre nossas viagens favoritas e ao longo dela pudemos conhecer melhor o local e claro, separar dicas para te ajudar a planejar sua viagem. Confira abaixo e se inspire para esse passeio:
Onde fica Porto Seguro?
Porto Seguro é uma cidade localizada no litoral Sul da Bahia, um local de belas praias, mas também muito avançado enquanto uma grande cidade, apresentando um visual muito bonito mas ainda assim, uma boa opção para quem não gosta da ideia de visitar locais tão afastados.
Tendo como base a capital do estado, Salvador, Porto Seguro se localiza a 711km de distância e uma boa referência é saber alguns dos seus famosos distritos que também são bem turísticos, a exemplo de Arraial D’ajuda e Trancoso.
Como chegar a Porto Seguro?
Para chegar a Porto Seguro é bem simples, já que a cidade conta com duas importantes portas de entrada para turistas; o Aeroporto de Porto Seguro e também o Terminal Rodoviário da cidade, o que facilita a ida saindo de diversos locais do país.
Fomos de avião e a experiência foi curiosa, já que o Aeroporto é muito menor que a média dos aeroportos nacionais e por isso, apresenta certa desorganização. Ainda assim, atendeu as nossas necessidades e pudemos aproveitar de um voo direto, já que saímos de Salvador para chegar até lá.
Mas caso queira ir de ônibus, a opção também pode ser confortável, já que existe a versão de leito para quem desejar. Mas vale frisar que encontramos os valores mais baixos para os trechos aéreos, que também apresentam mais agilidade no percurso, então analise bem as possibilidades.
O que fazer em Porto Seguro?
Ir a Porto Seguro com certeza é uma viagem que pode agradar a diversos públicos diferentes, já que há realmente muitos passeios para fazer e cada um deles pode estar ligado a públicos e interesses distintos, o que representa bem a versatilidade do local.
Com certeza quem visita a cidade não pode deixar de conhecer algumas das suas belas praias, a exemplo de Pitinga e Taperapuan que, dependendo do local onde se hospede, apresenta fácil acesso. Além disso, possuem uma boa estrutura para recepcionar turistas de todo o mundo.
Mas fugindo um pouco do comum, afirmamos que ao visitar Porto Seguro você não pode deixar de conhecer a Reserva Pataxó da Jaqueira, um local em que podemos ter contato com a natureza em meio a companhia dos indígenas que nos falam muito sobre sua cultura e dia a dia. A experiência é incrível e custa 65 reais, vale muito a pena ir preparado para isso pois realmente é um passeio singular.
Para entender ainda mais da cultura do local que foi um dos primeiros palcos da colonização no Brasil, há também diversos museus a serem visitados. Dentre eles, estão o Museu de Porto Seguro e o Memorial da Epopéia do Descobrimento, além do próprio Centro Histórico da cidade que é quase como um museu a céu aberto, além de ser muito bonito.
Já durante a noite, o movimento fica por conta da Passarela do Descobrimento, também chamada de Passarela do Álcool. Por lá estão diversas tendas e lojas de artesanato, além de bares e restaurantes com comidas para todos os gostos. Nós aproveitamos para experimentar a culinária Libanesa e nos surpreendemos com os valores, já que o preço total para 3 pessoas deu menos de 100 reais, e por isso indicamos muito o Restaurante Sultão.
Onde ficar em Porto Seguro?
Com opções para todos os orçamentos, Porto Seguro conta com possibilidades de hospedagem que envolvem desde Albergues com quartos compartilhados até luxuosos hotéis All inclusive a beira mar. Nós optamos pelo meio termo e ficamos em uma Pousada simples próxima ao Centro, foi a Pousada Aluá que custou 116 reais por diária para 3 pessoas com café da manhã incluso, ou seja, cerca de R$38,66 por dia para cada uma.
Fizemos a reserva pelo Booking onde pudemos analisar os preços com maior comodidade, e essa é uma boa dica para pesquisar a melhor hospedagem para você. Por lá mesmo é possível encontrar opções variadas, incluindo casas completas para turistas.
Indicamos que a acomodação seja mais próxima do Centro, pois isso nos ajudou a economizar muito com transporte, com exceção do período da noite onde realmente não nos sentimos seguras e resolvemos optar pelo uso do Uber.
Quando ir a Porto Seguro?
Porto Seguro pode ser visitado durante grande parte do ano, mas tudo depende do que você deseja conhecer da cidade. Por exemplo, se quer festa e muito agito, além de lugares lotados pela presença dos turistas, Dezembro e Janeiro são as melhores opções, sobretudo no período do Revéillon, onde a cidade conta com muitas festas.
Para fugir disso, fomos no mês de Julho, que representa a baixa temporada e por isso pudemos aproveitar de preços muito abaixo da média, além de locais mais vazios que o comum, mesmo que a presença de turistas fosse grande de toda forma.
Ah, e por se tratar de um mês de férias escolares, o Aeroporto estava bem cheio pelas viagens de turmas colegiais que estavam acontecendo, o que nos causou certa confusão em primeiro momento, principalmente por se tratar de um Aeroporto pequeno, conforme dito. Mas ainda assim, a experiência em Julho foi muito boa e não precisamos nos preocupar tanto com a ocorrência de chuvas que, nas raras vezes que nos atingiu, foi de forma leve e espaçada.