Trancoso: O que você Precisa saber Antes de ir
Conhecer Trancoso é uma daquelas experiências que se precisa fazer ao menos uma vez na vida, e hoje te contamos tudo sobre esse destino para que a experiência seja a melhor possível. Confira e claro, se inspire para essa viagem:
Onde fica Trancoso?
Trancoso é um distrito de Porto Seguro, se localizando na região do litoral Sul baiano e sendo parte de um roteiro de viagem já muito conhecido, uma vez que se torna possível conhecer simultaneamente locais como Caraíva e Arraial D’ajuda.
Considerando a balsa, o local está acerca de 47km de Porto Seguro. Esse considerável afastamento contribui ainda para que seja uma cidade tranquila, muito voltada ao turismo e oferecendo muitas opções pensadas nesse sentido, atendendo bem a demanda de visitantes, sobretudo em sua região central.
Como chegar a Trancoso?
O Aeroporto mais próximo de Trancoso fica em Porto seguro, mas para chegar a esse distrito ainda será preciso certo tempo saindo da cidade. Mas é claro, há mais de uma opção nesse sentido e você poderá escolher a que melhor atende aos valores que deseja investir na viagem.
A primeira opção e também a mais barata é que faça o trajeto por conta própria, pegando um uber do Aeroporto até a Balsa, o que costuma custar cerca de 20 reais, e de lá pagando R$5.40 para realizar a travessia até Arraial D’Ajuda. Chegando em Arraial, logo ao lado direito da balsa, poderá encontrar vans que vão até lugares como Trancoso, mas também Caraíva, por exemplo.
Optamos por fazer da forma mais econômica e pagamos 16 reais por pessoa na Van que nos deixou no Centro de Trancoso, de onde pudemos andar até a Pousada. Mas caso isso lhe pareça cansativo e possa gastar um pouco mais, há carros que realizam o serviço de transfer na saída do Aeroporto.
Nesse caso, nos cobraram 350 reais para 3 pessoas e achamos caro, o que se potencializou após perceber que por conta própria, realizando o mesmo trajeto, pagamos menos de 30 reais por pessoa sem grandes dificuldades no percurso.
O que fazer em Trancoso?
Trancoso é um local pequeno e também muito tranquilo, mas ainda assim reserva bonitas surpresas aos seus visitantes. Para começar a conhecer o lugar, indicamos que vá ao Quadrado durante o dia, área que anteriormente foi habitada pelos tupis e hoje dá lugar a diversos restaurantes, além de uma Igreja que contém um mirante em sua parte de trás, onde podemos apreciar a vista do mar que é realmente muito bonita, principalmente ao entardecer.
Durante o dia o espaço é perfeito para fotos, pois fica mais vazio e a luz natural ainda colabora para diversos cliques nas fachadas coloridas do local. Mas é durante a noite que o movimento se torna maior, havendo luzes muito bonitas ao longo do caminho, dando ao local um ar intimista e até meio romântico. Quanto a comida nesses estabelecimentos, os valores podem ser maiores do que se espera, mas é claro que ainda vamos te dar dicas para economizar.
Além disso, há ainda diversas lojinhas para conhecer, inclusive as que ficam dispostas na rua mesmo, ao ar livre. Nelas encontrará itens de artesanato e também lembrancinhas para não esquecer dessa viagem. Compramos imãs de geladeira para acrescentar a coleção e cada um custou 10 reais, depois achamos mais barato em Porto Seguro.
A região também reserva passeios muito interessantes, a exemplo da Praia do Espelho sobre a qual já tem post aqui para conferir e claro, pegar dicas fundamentais para a sua ida!
Como economizar em Trancoso?
Com certeza você já deve saber que Trancoso não está entre os destinos mais baratos para se visitar, e se você pode gastar um pouco mais será ótimo conhecer o lugar com toda a comodidade que ele tem a oferecer, se hospedando em lugares como resorts e realizando passeios de lancha, por exemplo. Mas o nosso caso foi bem mais econômico e se você deseja seguir o mesmo padrão, separamos dicas de como ir a Trancoso sem gastar tanto assim.
Começamos economizando pelo translado, conforme contamos acima, mas tudo foi pensada para gastar pouco dentro do possível. Assim, optamos por uma pousada mais barata de onde precisávamos andar por cerca de 15 minutos para chegar ao Quadrado, uma distância tranquila mas que envolvia também muitas ladeiras. O lugar também não contava com café da manhã, mas demos um jeito para isso. Aliás, a pousada é muito bonita e conta até mesmo com uma piscina de borda infinita, vale a pena conferir o vídeo abaixo para conhecer.
Preferimos acordar cedinho e ir a uma padaria que parecia ser frequentada também por moradores locais, por lá compramos itens como pães de queijo. Ainda sobre alimentação, como estávamos em 3 pessoas, buscamos opções que pudessem ser divididas como Pizza, assim todo valor era automaticamente dividido também.
Por lá não existe aplicativos de Delivery e muito menos Uber, então optamos por fazer quase tudo a pé. Quando não foi possível, pegamos moto taxi, eles cobram 10 reais mesmo para regiões próximas, mas durante a noite acaba sendo a melhor opção por comodidade e segurança.
Quando ir a Trancoso?
Nós conhecemos Trancoso em Julho e por isso enfrentamos um pouco de chuva por lá, mas nada que tenha nos impedido de conhecer o lugar e nos divertir. Porém, o ideal é que vá entre fevereiro e maio, onde as temperaturas são agradáveis e o tempo mais equilibrado.
Ainda assim, vale frisar que há opções para todo o ano e caso possa ir apenas em um período específico, ainda poderá aproveitar o distrito. Ah, quando fomos o local não estava tão cheio assim e foi uma ótima experiência, encontramos até mesmo uma famosa moradora da região dando uma volta no Quadrado, a Elba Ramalho.
Antes que me esqueça, se você quer economizar, na baixa temporada pode achar preços mais baixos para passagens aéreas, então é importante pesar o que mais soa interessante para você antes da escolha de datas.