Praias em Minas Gerais: Top10 com as Melhores

Se você está acostumado com as praias de água salgada, chegou a hora de desapegar um pouco desse formato para conhecer as praias mineiras. Mas, afinal, como um estado que não conta com Mar pode ter praias?

A verdade é que estamos falando de água doce, incluindo rios que fazem parte do estado e tornando as suas paisagens ainda mais bonitas e agradáveis. Abaixo, confira as principais praias mineiras que vale a pena conhecer:





Praia Municipal de Lagoa da Prata

Localizada na cidade mineira de Lagoa da Prata, essa praia de água doce é uma das mais famosas do estado! Antes, o espaço ao seu redor fazia parte de uma única fazenda, mas hoje já é bastante povoado, fazendo com que a lagoa seja um atrativo tanto para a população local quanto para os turistas.

Praia do Bicano

Já a Praia do Bicano fica na cidade de Boa Esperança e é uma excelente opção para quem busca um lugar com bom suporte para seus visitantes, já que por lá encontramos até guarda-sol para passar o dia com um maior conforto.

Próximo a esse local, ainda há boas opções de hospedagem para quem vai passar mais tempo na cidade.





Praias da Cachoeira do Crioulo

A Cachoeira do Crioulo tem uma queda d’água de 30 metros, mas pode ficar tranquilo, pois há áreas tranquilas para o banho, incluindo a prainha que se forma diante da areia branca. O espaço é muito bem preservado e indicado para quem busca estar em contato com a natureza.

Praia do São Francisco

A praia do São Francisco fica na cidade mineira que recebe o mesmo nome, São Francisco. Responsável por oferecer um dos mais belos pôr-do Sol da região, fica localizada no Norte do  estado e é muito visitada, sobretudo ao longo do verão.

Praia do Jaó

A praia do Jaó, por sua vez, localiza-se na cidade de Tumiritinga, tendo sido um espaço tombado pela prefeitura. Desde então, novos projetos fizeram com que os arredores da área se tornasse mais confortável, sendo o espaço ideal para caminhadas, exercícios e claro, um banho de água doce.

Praia de Januária

A Praia de Januária fica bem às margens do Rio São Francisco e principalmente entre julho e agosto podemos, além da própria praia, podemos admirar os bancos de areia que são naturalmente formados por lá, complementando a paisagem local e fazendo com que se torne ainda mais bonita.

Prainha de Estrela da Barra

Na cidade mineira de Carneirinho, encontramos a Prainha de Estrela da Barra! Esse é um destino que passou a ser mais conhecido recentemente, se tornando uma opção até mesmo para eventos como o reveillón, onde diversas pessoas se reúnem para celebrar no local.

Prainha do Seleiro

Com uma das melhores infraestruturas entre as praias mineiras, a Prainha do Seleiro conta com quiosques, banheiros públicos, opções de lazer como pedalinhos e claro, a maior atração que é o próprio rio.

Nesse mesmo local, são realizados jogos de verão, onde diversas pessoas se reúnem, seja para competir ou acompanhar.

Prainha do Santuário do Caraça

Para chegar até essa prainha, será preciso seguir por uma trilha de nível leve, havendo fácil acesso através de uma porteira, bem como local para estacionar antes do início da trilha.

O próprio caminho a ser seguido até chegar ao destino já é incrível, contando com a presença de uma vegetação que vale a pena admirar. E claro, ao chegar na prainha ainda poderá aproveitar muito mais do espaço.

Praia do Lapeiro

Próxima a cidade de São Gonçalo do Rio Preto, a Praia do Lapeiro não poderia ficar de fora dessa lista! Ela é bastante completa, pois conta com a estrutura necessária para atender bem seus visitantes, que ainda costumam aproveitar a área para a prática de esportes.

Ainda há restaurantes, quiosques e banheiros para te atender bem e auxiliar para que passe um dia completo desfrutando da paisagem local.