Natal em Gramado: Organize sua viagem para o Natal Luz

As festividades natalinas simbolizam um momento muito especial, e com certeza estar em um local que inspira Natal em cada detalhe ao longo do período faz toda a diferença para viver experiências incríveis.

Nesse sentido, uma sugestão e tanto é que aproveite o Natal em Gramado, local que ganha uma decoração toda especial para a festa, além de contar com espetáculos emocionantes. Para conferir tudo que precisa saber antes de organizar o seu roteiro, basta seguir dando uma olhadinha logo abaixo:





Como é o Natal de Gramado?

O periodo natalino em Gramado é conhecido como Natal Luz, e não é para menos, já que nesse momento a cidade se torna ainda mais iluminada por conta da decoração de Natal, que se faz presente em muitos dos seus detalhes.

A região mais turística acaba sendo naturalmente a mais beneficiada pela beleza dessa decoração, que inclui áreas como a Avenida Borges de Medeiros, a famosa Rua Coberta e a Igreja São Pedro, dentre outras localidades.

Entre os elementos usados para decorar, estão principalmente os mais clássicos que já conhecemos, como árvores de Natal, bolinhas coloridas, luzes que piscam, estrelas e até mesmo representações do Papai Noel.





Mas é claro, vale a pena mencionar que a cada ano a decoração passa por mudanças, o que inclui novos adereços, tonalidades diferentes e uma beleza que consegue se tornar ainda maior a cada Natal.

Além disso, a cidade se torna bastante interativa, principalmente durante a noite, pois é sobretudo nesse momento que ocorrem as paradas de Natal, atrativo para todos os públicos, mas que tende a encantar principalmente as crianças.

Basicamente, esse é um evento com diversos personagens que vão transitando entre as principais ruas da cidade. É algo imperdível, então nossa sugestão é que aproveite para colorir ao menos em um dia por lá.

Há ainda shows que acontecem na Rua Coberta, uma programação especial para que aproveite os atrativos da rua, que inclui diversos restaurantes, enquanto consegue desfrutar também de um bom show.

Quanto custa passar um Natal em Gramado?

Passar o Natal em Gramado é justamente o período mais caro para conhecer a cidade, por isso é interessante que possa se programar com antecedência. Aliás, essa dica vale não somente pelos custos, mas também para que consiga encontrar boas acomodações disponíveis.

Não vamos especificar valores para chegar até lá, já que isso acaba dependendo diretamente do local onde vai sair, mas vale a pena considerar que as passagens aéreas passam por um período de alta para conhecer Gramado em Novembro ou Dezembro.

No que diz respeito a hospedagem, depende do padrão do hotel que vai escolher e de quando vai efetuar a reserva. Mas, em média, os valores ficam em torno de 800 reais por casal a cada diária, sendo possível encontrar opções mais em conta em sites como o Booking.

Como essa é a alta temporada na cidade, basicamente tudo acaba ficando um pouco mais caro, mas em geral o preço para alimentação é o mesmo durante todo o ano, valendo a pena fazer pesquisas para selecionar os locais dos quais gosta. Com isso, pode adiantar reservas e evitar filas.

Quanto aos passeios, dá para economizar bastante, já que podemos seguir a pé para conhecer praticamente todo o centro de Gramado, que conta com diversos atrativos gratuitos, especialmente no Natal quando acontecem as paradas públicas, conforme citamos.

Mas no Natal luz existem atrações pagas pelas quais pode optar, sendo importante se manter de olho no site oficial para realizar a compra já quando abrirem as vendas para evitar a subida dos preços e também que esgotem os ingressos.

Para que tenha uma noção, tenha em vista que o ingresso para O Grande Desfile de Natal custa cerca de 250 reais, sendo esse um dos principais eventos de Natal na cidade, onde há carros alegóricos, show de luzes e uma cenografia incrível.

Qual a data do Natal Luz em Gramado?

Em 2024, o Natal Luz em Gramado vai acontecer entre os dias 24 de Outubro e 19 de Janeiro de 2025, ou seja, serão quase 3 meses de uma decoração linda para admirar, sem que necessariamente precise passar a noite de Natal por lá.

Vale ressaltar que a data passa por mudanças todo ano, mas no geral costuma acontecer entre o final de outubro e meados de Janeiro, quando a cidade acaba recebendo uma maior quantidade de visitantes.

Uma sugestão é que caso queira economizar, vá logo no final de outubro, quando os turistas já chegam até lá de maneira considerável, mas ainda não é uma quantidade tão expressiva quanto tende a se tornar nos meses seguintes.

Quantos dias é o ideal para ficar em Gramado?

Para aproveitar o melhor de Gramado, principalmente no Natal quando há muita coisa para ver, sugerimos que passe ao menos 5 dias na cidade, período que consideramos mínimo perto de tudo que tem para fazer.

Com esse tempo, você pode até mesmo reservar um dia para conhecer cidades próximas como Bento Gonçalves, onde há o Vale dos Vinhedos. Assim, se sentirá livre para aproveitar o dia por lá sem precisar correr.

Com mais tempo, haverão ainda mais sugestões de passeios, incluindo locais como Canela, além de que poderá desbravar Gramado em si com mais calma, conhecendo mais lugares e assistindo a mais eventos.

Qual o melhor show de Natal de Gramado?

O Grande desfile de Natal, sobre o qual já mencionamos, é considerado o melhor show de Gramado, ou seja, vale a pena considerar esse investimento para vivenciar o espetáculo, já que é realmente algo incrível.

A razão para que  chame tanta atenção se deve a grandiosidade de tudo que o show apresenta, incluindo desde os detalhes das roupas dos personagens até os carros alegóricos inteiramente montados de acordo com o tema, sempre estando muito bonitos.

Esse está também entre os shows de Natal mais tradicionais por lá, quase como uma necessidade ser admirado de perto por quem vai para Gramado ao longo desse período de festas natalinas.