23 Lugares para viajar Sozinho: Destinos nacionais e internacionais

Fazer uma viagem sozinho é a maneira que encontramos de não deixar para depois aquele destino que sonhamos conhecer, além de que podemos contar com toda a liberdade na nossa própria companhia, nosso roteiro e desejos.

Mas, afinal, quais os melhores lugares para que possa colocar essa ideia em prática? Para responder a essa pergunta, selecionamos abaixo sugestões de destinos tanto nacionais quanto internacionais para quem deseja viajar sozinho. Confira:





Lugares no Brasil para viajar Sozinho

Começamos a nossa lista pelos destinos nacionais e já adiantamos que tem opções para todas as regiões brasileiras. Assim, pode até mesmo escolher algo mais perto de você, principalmente caso seja sua primeira viagem sozinho.

Ouro Preto – MG

Uma das mais belas cidades históricas do Brasil é Ouro Preto, em Minas Gerais. Por lá, ainda é mantida grande parte da arquitetura colonial, e percorrendo suas ladeiras podemos encontrar lugares incríveis, ricos em cultura e História.

A cidade não chega ser tão grande assim, então acaba sendo uma boa ideia para quem tem poucos dias para fazer essa viagem, podendo aproveitar um feriado prolongado, por exemplo.

Curitiba – PR





Considerada uma das cidades mais limpas e organizadas do nosso país, Curitiba não poderia ficar de fora da nossa lista, já que se torna um destino seguro, confortável e repleto de opções para quem não quer fugir dos grandes centros urbanos nessa viagem.

Estando por lá, aproveite para conhecer o Jardim botânico e também o Parque Barigui. Inclusive, há muitas opções gratuitas para desbravar a cidade!

Recife – PE

Quem busca por uma viagem voltada especialmente para aproveitar os dias de Sol, uma das nossas dicas é Recife! A capital pernambucana é o tipo de destino que consegue se adaptar a qualquer gosto, fazendo com que a ida para lá sempre possa valer a pena.

Isso se deve ao fato de contar com belas praias, áreas histórias muito bonitas, museus, parques públicos e diversos restaurantes que, por sua vez, possuem preços excelentes em comparação a outras capitais brasileiras.

São Paulo – SP

Falando em muitas opções para fazer, São Paulo merece ser lembrada. Conhecida por muitos como a cidade que nunca dorme, esse é o destino para quem quer aproveitar muito sozinho, já que tem muito para ser feito por lá.

Mas se atente, a dica é que fique hospedado próximo ao centro, pois a cidade é bem grande e isso vai te ajudar a aproveitar melhor. Caso tenha muito tempo, ainda pode conhecer locais nos seus arredores como Embu das Artes.

Florianópolis – SC

Entre praias, áreas históricas e uma vida noturna agitada, é possível montar um roteiro de viagem bem completo se a sua ideia é conhecer Florianópolis, a capital de Santa Catarina. Além disso, o local também costuma ser bastante elogiado pela sua segurança.

Pipa – RN

Já no litoral sul do Rio Grande do Norte, temos Pipa, um dos destinos praianos que passou a ganhar uma maior popularidade nos últimos anos e hoje chama atenção até mesmo do público internacional, que busca a região para aproveitar de belas praias.

Mas pode ficar tranquilo, pois durante a noite o local também costuma ter opções bem interessantes, incluindo uma gastronomia vasta e deliciosa!

São Luís – MA

Também na região Nordeste, separamos como sugestão para você a capital maranhense, São Luís. Certamente esse é um lugar que vai te surpreender positivamente, sendo repleto de belezas tanto naturais quanto arquitetônicas para conhecer.

Além disso, é uma opção para conhecer também os Lençóis Maranhenses. Apesar de não ficar tão próximo, há opções de passeios bate e volta com excursão, assim não estará sozinho em todo o tempo.

Barra Grande – BA

Ainda pouco desbravada pelos turistas, Barra Grande é um lugar lindo e encantador, que além de praias incríveis como a de Ponta do Mutá, conta com uma vilinha bem pé na areia, perfeita para curtir de forma mais simples e, literalmente, com o pé na areia.

Paraty – RJ


No Rio de Janeiro, um dos lugares responsáveis por conquistar nosso coração é Paraty! Com um clima bem mais tranquilo que a capital carioca, provavelmente você já viu alguma imagem das suas casinhas com portas e janelas coloridas.

Em meio a ruas de pedras e um visual que nos remete ao passado, o passeio é ideal para quem está buscando por certa tranquilidade.

Foz do Iguaçu – PR

Ainda no Brasil, mas já na fronteira com países como a Argentina e o Paraguai, Foz do Iguaçu está entre os destinos mais visitados do Brasil, o que se deve principalmente as Cataratas do Iguaçu, que está na lista das maravilhas do mundo.

A viagem para lá vale muito a pena, principalmente por ter muitas opções do que fazer, incluindo atravessar a fronteira e já conhecer 3 destinos de uma única vez.

Balneário Camboriú – SC

Provavelmente você já ouviu falar que Balneário Camboriú está entre as melhores cidades brasileiras para morar, mas o destino é uma boa opção para uma visita rápida, trazendo conforto e segurança para quem está viajando sozinho, ponto positivo sobretudo para as mulheres.

Caso decida por ir para lá, não deixe de conhecer o Parque Unipraias, já adiantamos que vale muito a pena!

Alter do Chão – PA


Quem está na região Norte ou pensando em conhecê-la sozinho, pode ir para Alter do Chão, no Pará. Perfeito para quem quer estar em conexão com a natureza e conhecer novas paisagens, estando por lá vai poder ver de perto toda a beleza proporcionada pelo encontro dos Rios Tapajós e Amazonas.

Bonito – MS

Outra sugestão para quem quer estar mais perto da natureza nessa viagem é Bonito, no Mato Grosso do Sul.  Mas se atente, pois mesmo indo sozinho o ideal é que contrate um guia, já que existem muitas trilhas e estar sozinho em 100% do tempo pode acabar não sendo o modo mais seguro de realizar a viagem.

Búzios – RJ

Voltando a falar sobre lugares de praia, que tal conhecer Búzios, no Rio de Janeiro? Evitando o período de alta temporada, em especial os meses de Dezembro e Janeiro, poderá conhecer a cidade com um clima mais tranquilo, ideal para aproveitar estando sozinho.

Porto de Galinhas – PE

Nossa última dica para conhecer sozinho no Brasil é Porto de Galinhas. Localizado no litoral Nordestino, é um lugar lindo e que apesar de ser bastante frequentado pelos turistas, ainda mantém seu clima mais tranquilo.

Estando lá, não deixe de realizar o mergulho nas piscinas naturais, tendo também outros diversos atrativos, a exemplo do passeio de buggy.

Destinos internacionais para viajar Sozinho

Fora do Brasil existem muitos lugares para conhecer, incluindo opções para todos e gostos e que podem ter tudo a ver com a sua ideia para essa viagem sozinho. Então, pensamos em  algumas das principais opções que vale a pena considerar antes de decidir para onde ir:

Buenos Aires – Argentina

A primeira sugestão internal fica bem pertinho e tem atraído cada vez mais brasileiros em razão dos seus preços, que acaba fazendo com que seja seja uma das opções de melhor custo-benefício para quem deseja conhecer outro país.

Com bairros históricos, estádios famosos que podem ser visitados, diversas praças e uma gastronomia única, principalmente para os amantes de carne, com certeza vale a pena ir conhecer Buenos Aires.

Cartagena das Índias – Colômbia

Outro lugar incrível aqui mesmo na América do Sul é Cartagena das Índias, uma cidade colombiana que fica bem na parte costeira do caribe e, além de um visual lindo da própria natureza, ainda nos apresenta a diversos detalhes de sua arquitetura colonial.

Bangkok – Tailândia

A Tailândia já foi eleita diversas vezes como a viagem mais barata para ser feita. Saindo do Brasil o custo com passagem costuma ser alto, mas podemos economizar em todo o resto, incluindo hospedagens que custam cerca de 20 reais por dia.

Além disso, colocamos Bangkok como uma sugestão para sua chegada, mas indo para lá acaba valendo mais a pena aproveitar e conhecer outras cidades também.

Dublin – Irlanda

Cada vez contando com uma maior quantidade de imigrantes, Dublin é uma cidade de visual clássico, mas que conta com muita jovialidade em cada lugar, em especial na sua vida noturna, que acaba sendo bastante animada.

E claro, como já vai estar na Europa, ainda pode incluir outros países nesse mesmo roteiro para aproveitar ainda mais dos lugares e da sua própria companhia.

Roma – Itália

A Itália com certeza é o destino dos sonhos de muita gente, e para um primeiro contato com o país nossa sugestão é que conheça Roma, sua capital. Com espaços marcantes como o Coliseu, a cidade é apaixonante, contando ainda com uma das melhores culinárias mundiais.

Londres – Inglaterra

A Inglaterra é a conhecida terra da Família real britânica, onde as cabines telefônicas são vermelhas e cada construção é de tirar o fôlego. Certamente não está entre os destinos mais baratos da Europa, mas assume uma posição de destaque na lista dos melhores lugares para conhecer estando sozinho.

Se quiser ficar em um hostel, por exemplo, a experiência pode ser ainda melhor, já que o intercâmbio cultural costuma ser intenso na cidade e em especial em locais como esse.

Nova Iorque – Estados Unidos

Falando em preço, um dos destinos mais caros do mundo é Nova Iorque, mas ainda assim vale a pena conhecer a cidade que é bastante movimentada, contando com as mais diversas lojas, propagandas e eventos culturais.

Apesar de todo esse movimento, ainda é um bom destino para ir sozinho, bastando estar atento a alguns golpes que ocorrem principalmente em sua região central.

Luanda – Angola

Se o seu desejo é conhecer alguma cidade no continente africano, nossa dica fica por conta de Luanda, já que a capital da Angola está entre os locais mais seguros para conhecer em todo o continente, transmitindo tranquilidades para os seus viajantes, ainda que estejam sozinhos.