Lugares para conhecer no Rio de Janeiro e proximidades

Entre as 10 cidades mais visitadas em todo o território brasileiro, está o Rio de Janeiro. E é claro que não é para menos, já que conta com belas praias, além de ser onde se localizada nada mais nada menos que a 7ª Maravilha do Mundo.

E é claro que há muito o que fazer por lá, então nesse post reunimos para você diversas opções de Lugares para conhecer no Rio de Janeiro pensados para todos os perfis de viajantes. Siga conferindo para selecionar os seus passeios preferidos:





Lugares para conhecer na cidade do Rio de Janeiro

Dentro da própria cidade do Rio de Janeiro, existem diversos atrativos que incluem desde as suas praias mais famosas até passeios culturais para quem deseja conhecer mais dessa parte. Sendo assim, nossas principais sugestões são as seguintes:

Cristo Redentor


Considerada a 7ª Maravilha do Mundo, o Cristo Redentor recebe milhões de turistas todos os anos, sendo esse o principal cartão-postal da cidade, de onde podemos ter uma vista bastante ampla da mesma, além de admirar a própria figura do Cristo que tem 38 metros de altura.

Para ir até lá, a dica é comprar o ingresso com certa antecedência e ir cedo, justamente para evitar que esteja muito cheio ao chegar. Além disso, é preciso contar com uma boa dose de sorte para que a imagem não esteja coberta com nuvens no dia da sua visita.

Museu do Amanhã

Voltado para assuntos associados as mais diversas ciências, o Museu do Amanhã é um espaço muito bonito que conta com um acervo bastante interessante no que diz respeito a exploração de temas acerca do caminho percorrido pela humanidade.





Vale ressaltar que a cada seis meses há uma nova exposição acontecendo em seu espaço, o que você pode verificar diretamente na página do Museu caso queira ter uma noção do que poderá encontrar enquanto estiver lá.

Escadaria Selarón

No bairro de Santa Teresa, bem perto dos Arcos da Lapa, está a Escadaria Selarón. Decorada com azulejos coloridos que não passam despercebidos, o local é bastante colorido, sendo um dos preferidos para os turistas fazerem seus registros.

Inclusive, um detalhe curioso é que além de ser funcional para facilitar o acesso entre bairros cariocas, a escadaria também já se tornou palco de diversas produções artísticas, a exemplo de clipes musicais.

Parque Lage

Em meio a um extenso espaço verde, o Parque Lage faz com que possamos nos desconectar momentamente do ritmo intenso da cidade para estar mais perto da natureza e o clima de tranquilidade que ela é capaz de nos proporcionar.

A sua parte mais famosa é o Palacete que possui, é interessante que agende com certa antecedência, sobretudo na alta estação quando o local se torna bastante concorrido mesmo que para um clique rápido.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim botânico do Rio é onde está localizado o Parque Lage, mas nesse caso, quando analisamos o local de maneira mais completa, percebemos que ele conta com ainda mais atividades a serem feitas, seguindo a mesma ideia de contato com a natureza.

Hoje, ele funciona tanto como um espaço para pesquisadores quanto um local de lazer, atraindo tanto moradores quanto turistas que aproveitam para seguir suas trilhas e conhecer mais de perto as espécies por lá dispostas.

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é um morro bastante visitado no Rio de Janeiro, tratando-se basicamente de um complexo com diversas atrações, sendo a principal delas o Bondinho, que segue por um passeio aéreo encantador para que tenhamos uma visão mais ampla da região.

Uma sugestão é aproveitar quando estiver por lá para conhecer o Espaço Baía de Guanabara, onde há diversas opções gastronômicas, bem como lojinhas para fazer compras e lembrar dessa viagem posteriormente.

AquaRio

O AquaRio, maior aquário de toda a América do Sul, é um ambiente muito interessante para que possamos admirar a vida marinha de uma forma diferente, considerando uma imensa variedade de espécies que podemos encontrar no seu espaço.

O passeio é válido para toda a família e não há dúvidas de que pode encantar especialmente as crianças. Por isso, se estiver pensando no que fazer com os pequenos no Rio de Janeiro, essa é a nossa principal sugestão.

Confeitaria Colombo

Eu sei que estamos focando esse post em atrações turísticas e não em dicas culinárias, mas acredite, a Confeitaria Colombo não poderia ficar de fora dessa lista e é uma parada praticamente obrigatória para quem está indo conhecer a cidade.

Com uma decoração voltada para a art nouveau, seu estilo arquitetônico ainda remonta ao período de construção, nos fazendo realizar uma viagem no tempo enquanto desfrutamos das diversas delícias que constam no cardápio.

Mirante Dona Marta

O Rio de Janeiro é lindo a partir de qualquer ângulo, mas especialmente a partir de locais mais altos como o Mirante Dona Marta, a visão que podemos ter da cidade é de tirar o fôlego, sobretudo por conta dos morros e praias que estão presentes na região.

Ou seja, esse é um lugar que você não pode deixar de visitar para uma vista panorâmica, tendo um fácil acesso até mesmo de carro e certamente sendo capaz de render lindos registros, inclusive aqueles que são feitos na memória.

Praia de Copacabana

Não tem como falar do Rio de Janeiro sem falar em praia, então neste post vamos falar sobre as principais delas, começando pela Praia de Copacabana, que se tornou popular principalmente pelo seu marcante calçadão.

A dica é aproveitar um dia de bastante Sol por lá, quando a temperatura mais baixa da água se torna um ponto positivo para nos refrescar.

Praia de Ipanema

Outra praia bastante conhecida e que vale a pena visitar é a de Ipanema, que conta com uma orla bastante movimentada tanto pelos turistas quanto pelos moradores da região, que aproveitam o espaço para lazer e prática de exercícios físicos.

Além disso, há muitos quiosques em volta, te permitindo passar o dia inteiro por ali sem que precise se deslocar de maneira tão significativa quando a fome bater.

Praia do Leblon

A praia que dá continuidade a de Ipanema é a do Leblon, que tem como característica o fato de não ser tão movimentada quanto a primeira, o que faz dela uma excelente opção para quem está em busca de certa tranquilidade.

Também há quiosques por perto, ou seja, se tem uma coisa que não vai acontecer com você enquanto estiver nas praias cariocas é não achar onde comer.

Cidades próximas para conhecer

Além dos passeios feitos na própria capital, há cidades próximas que pode aproveitar para conhecer nessa mesma viagem. Por sinal, caso prefira, é possível ir e voltar no mesmo dia para otimizar o seu tempo. Confira a lista abaixo:

Niterói

Após passar a ponte que liga o Rio a Niterói, poderá desfrutar das belas praias presentes nessa região, como é o caso da Praia de Itacoatiara e de Icaraí. Caso tenha mais tempo disponível, também vale a pena conhecer de perto o Museu de Arte Contemporânea da cidade.

Petrópolis

Arborizada de forma muito bonita e com uma arquitetura que ganha destaque em meio as suas paisagens, Petrópolis é um outro destino próximo ao Rio do qual gosto bastante, tendo muitas opções de lazer para aproveitar.

Entre elas, as que considero imperdíveis são o Museu Imperial, o Palácio de Cristal e também a Casa de Santos Dumont, passeios muito culturais.

Búzios

A Região dos Lagos do Rio de Janeiro é bastante famosa e merece estar presente no roteiro de viagem dos turistas mais praianos! É lá que está Búzios, local de belas praias, ruas encantadoras e um clima de vila que nos desconecta do ritmo mais rápido presente na capital.

Arraial do Cabo

Outra opção nesse mesmo sentido é Arraial do Cabo, cidade ainda mais movimentada e que conta com fácil acesso de diversas maneiras, inclusive de ônibus. Entre os seus principais locais, está a Praia Forno e a do Farol.

Angra dos Reis

Seguindo com sugestões para quem ama praia, listamos aqui Angra dos Reis, que além das praias conta também com espaços como um Observatório Nuclear e um centro repleto de elementos históricos para admirar.

Paraty

Falando em histórico, a ultima sugestão da nossa lista é Paraty, cidade que mantém na fachada das suas casinhas coloridas muitas das referências coloniais com as quais foi construída, gerando um clima aconchegante e claro, cheio de beleza.