Domingos Martins: Região das Montanhas capixabas

Localizada no interior do Espírito Santos, Domingos Martins é uma cidade capaz de nos encantar por diferentes razões, valendo a pena conhecer os seus principais pontos mesmo que seja em uma viagem rápida.

E claro, para que possa programar a sua ida para lá da melhor maneira, logo abaixo a gente tira suas principais dúvidas sobre o destino, além de dar dicas sobre o que fazer quando estiver por lá. Siga conferindo para organizar o seu roteiro:





Como chegar a Domingos Martins?

Conforme citamos, Domingos Martins é uma cidade que pertence ao estado do Espírito Santo, mais especificamente localizada a 45km da capital, Vitória. Ou seja, partindo de lá leva cerca de uma hora para chegar ao local.

Dessa forma, para ir até lá o melhor ponto de partida caso esteja saindo de um outro estado é o Aeroporto de Vitória, onde poderá encontrar opções como táxi para ir até Domingo Martins, além da possibilidade de alugar um carro ou contratar transfer com antecedência.

O acesso até a cidade se dá pela BR-262, mesma via que dá acesso a Domingo Martins para quem parte de Belo Horizonte. Algumas pessoas ainda saem de estados como São Paulo e Rio de Janeiro com carro para ir até lá.





Caso esteja pensando em economizar, há ainda a opção de seguir o trajeto de ônibus, havendo rotas estabelecidas pelas empresas Águia Branca e Alvorada que levam diretamente para Domingo Martins partindo de outras cidades capixabas.

Mas já adiantamos que nossa sugestão é que vá de carro para a cidade, principalmente considerando a necessidade de se locomover dentro dela, uma vez que alguns pontos acabam sendo bastante distantes.

Assim, ainda que a cidade tenha seguido em constante evolução em razão do turismo, ainda é um local pequeno sem tantas opções de transporte a não ser o particular. Por isso, ir sem carro pode acabar te limitando bastante.

Qual a melhor época para visitar Domingos Martins?

Essa é uma das cidades que podemos visitar em grande parte do ano, não havendo períodos que determinem uma experiência negativa. Mas é claro, existem meses mais indicados, configurando a alta temporada local.

Nesse sentido, o principal período para conhecer Domingo Martins é ao longo do inverno, desde Junho até Agosto, quando as temperaturas caem e o clima em meio às montanhas se torna ainda mais agradável.

No entanto, vale a pena levar em consideração que por ser o momento de alta temporada, é também quando as hospedagens alcançam sua lotação máxima, restaurantes ficam cheios e a cidade bem movimentada de modo geral.

Ou seja, caso queira ir durante o inverno, é fundamental que comece a se programar o quanto antes, além de considerar pagar preços mais elevados em razão da alta procura. Por outro lado, caso queira relaxar, essa não é a estação mais indicada.

Sendo assim, para um clima também confortável, mas com a cidade mais tranquila, pode optar por ir no Outono. Durante a estação, poderá encontrar lugares mais vazios, preços mais justos e temperaturas bem agradáveis.

O que tem para fazer em Domingos Martins?

A cidade de Domingos Martins conta com diversos distritos, o que amplia consideravelmente as opções do que fazer quando estiver por lá. Inclusive, essa é também a razão pela qual fizemos a indicação de que faça a viagem de carro.

Mas a nossa primeira sugestão é que aproveite o centro da cidade, o que pode ser feito a pé mesmo, já que as opções tendem a ficar bem próximas dele, ao menos a grande maioria. No centro, encontrará uma arquitetura única, além de parquinhos e restaurantes, que durante a noite ficam bem movimentados na conhecida Rua do Lazer.

Outro ponto imperdível para quem está indo conhecer Domingos Martins certamente é o Parque Estadual da Pedra Azul, espaço com extensa área verde que conta com atrativos como trilhas e piscinas naturais, além da possibilidade de admirar a bela Pedra que se faz presente por lá, dando nome ao parque.

E se tem um passeio que gosto bastante é o da Rota do Lagarto, uma opção que nos conecta com as montanhas da região em meio a belas paisagens, contando ainda com diversas fazendas ao longo do percurso, bem como restaurantes.

Falando em restaurantes, vale citar que a culinária da cidade é bastante ampla e conta com ótimas opções em todos os momentos do dia, especialmente pelo agroturismo que faz com que muitos produtos sejam produzidos localmente de maneira artesanal.

Inclusive, os queijos produzidos na cidade são deliciosos e diversos, sendo uma boa sugestão tanto para experimentar enquanto estiver lá quanto para levar para casa e até mesmo presentear quem acabou não indo nessa viagem com você.

Caso esteja com mais tempo livre, indicamos ainda locais como o Bosque das cerejeiras e o Zoo park da montanha. Mas se atente na montagem do roteiro, pois muitos passeios acabam sendo feitos em um dia inteiro.

Quanto tempo ficar em Domingos Martins?

Como você já viu, há muito o que fazer em Domingo Martins, mas é um local que também pode ser visitado em pouco tempo, como em feriadões de ao menos 3 dias, quando vai poder aproveitar aos menos os seus principais pontos.

Em geral, as estadias por lá costumam seguir esse período de tempo, entre 3 ou 4 dias, quando dá para aproveitar tanto do centro quanto de outras localidades próximas, se conectando bem com a natureza.

Mas é claro, esse é o tempo mínimo indicado e caso possa ficar mais dias, será ótimo para ampliar as possibilidades de passeios, conhecendo mais dessa cidade que com certeza pode acabar te encantando mais a cada dia.

Além disso, há boas hospedagens na região e ficar mais dias por lá pode significar que pode reservar um dia em especial para aproveitar o local, incluindo estruturas bem interessantes com piscinas e outros atrativos.

Caso ainda não conheça tão bem o estado do Espírito Santo, uma outra sugestão é que inclua cidades próximas nesse mesmo roteiro, a exemplo de Viana, Marechal Floriano, Alfredo Chaves e Santa Leopoldina.

Todas as cidades mencionadas ficam a menos de uma hora de distância de Domingos Martins, então pode manter a cidade como ponto fixo para se hospedar, mas ainda assim conhecer outros municípios na mesma viagem.