Cânion do Xingó de São Francisco
Conhecer Caniôn do Xingó de São Francisco é uma ótima opção de passeio para quem gostar de estar em constante contato com a natureza e desbravar a mesma. Por isso, siga conferindo abaixo dicas para montar o seu roteiro e aproveitar o melhor dessa viagem, olha só:
Onde fica Cânion do Xingó?
O Cânion do Xingó fica na região de divida entre os estados de Sergipe e Alagoas, mais especificamente sendo parte do território da cidade de Canindé do São Francisco, que fica acerca de 210 da capital de Sergipe, Aracaju, e 300km da capital de Alagoas, Maceió.
Assim, essa é uma das mais belas partes do Rio São Francisco, além de possuir uma boa estrutura para exploração, onde se torna possível navegar e assim, contemplar as belezas naturais do local por diversos ângulos.
Veja Também: São Lourenço
Como chegar à Cânion do Xingó?
Há muitas maneiras de chegar até Cânion do Xingó, já que cada vez mais o destino tem sido explorado de forma turística. Por isso, dependendo de onde saia, é possível encontrar agências que realizam passeios em grupo para lá.
Passeios do tipo excursão como esse são ótimas opções para quem deseja conhecer o lugar em pouco tempo, de forma mais cômoda e barata. Nesse sentido, há saídas frequentes partindo de Salvador, Aracaju e Maceió, por exemplo.
Mas caso você queira ir por contra própria, nossa dica é partir de Aracaju. Caso esteja saindo de outro estado, pode chegar até a cidade por meio do Terminal Rodoviário ou do Aeroporto Internacional Santa Maria.
Partindo de lá e dessa maneira, o ideal é fazer o trajeto de carro, que pode ser alugado no próprio aeroporto caso necessário. Dessa forma, basta seguir estrada através da SE-230, que te levará até Canindé de São Francisco.
Outra maneira de chegar até a cidade é optar pelo embarque em ônibus que saem do Terminal rodoviário de Aracaju até lá. As saídas são constantes, já que há muitas linhas com parada no local.
Já estando em Canindé, o ideal é logo começar a buscar pelos grupos de passeios, o que pode até mesmo ser encontrado no local onde está hospedado, que no mínimo deve te oferecer algumas opções de contato.
Quando ir à Cânion do Xingó?
A nossa primeira dica é evitar os meses de alta temporada, que ocorre em Cânion do Xingó justamente no verão, entre dezembro e março. Isso porque é quando há mais turistas no local, sendo comum a lotação dos passeios mesmo com certa antecedência.
Como também não existem muitas opções de hospedagem em Canindé, essa pode até mesmo ser uma opção arriscada caso não se programe antes, pois pode não encontrar um lugar para se instalar de forma devida.
Além disso, o verão possui um calor bem intenso na região, o que pode causar bastante incômodo caso não tenha costume em enfrentar temperaturas constantemente elevadas.
Diante de todas essas razões, o período mais indicado para ir à Cânion do Xingó é entre Junho e Setembro, quando não ocorre a chegada de tantos turistas e também quando as temperaturas estão mais amenas.
O que fazer em Cânion do Xingó?
As belezas naturais são por si só as maiores atrações de Cânion do Xingó, impressionando pela magnitude de suas formações rochosas e também pela água do Rio São Francisco, que possui um lindo tom esverdeado.
Exemplo disso é o passeio para Paraíso do Talhado, principal atração da região e que você pode encontrar disponível em praticamente todas as agências turísticas do local, tendo um valor bem baixo, de cerca de 10 reais para a travessia com barco.
Já nas margens do Rio São Francisco, está o Espaço Ecológico Angicos. O trajeto até lá é feito com uma balsa e vale muito a pena, já que possui diversas atrações, inclusive com espaços reservados para a diversão das crianças.
Na cidade de Canindé de São Francisco de forma mais específica, também há atrações. Lá você poderá conhecer o Museu de Arqueologia de Xingó, para entender melhor sobre a riqueza do local a partir de um extenso acervo.