Colonia del Sacramento: Cidade histórica no Uruguai

Pertinho do Brasil, mais especificamente no Uruguai, está localizada a encantadora e histórica cidade de Colonia del Sacramento, um destino único de paisagens muito singulares que nos remetem a um clima bastante tranquilo.

Para que você também possa programar sua ida para lá, neste post reunimos as principais informações sobre o lugar, inclusive sugestões do que fazer quando estiver por lá para que possa aproveitar bastante. Siga conferindo:





Como chegar a Colonia del Sacramento?

Há diferentes maneiras de chegar a Colonia del Sacramento, mas já adiantamos que nenhuma delas é tão simples assim, já que não há aeroporto na cidade, fazendo com que a gente precise chegar através de um outro ponto.

Nesse sentido, a primeira sugestão é que pegue um voo para Montevidéu, onde pode alugar um carro para seguir com o trajeto ou até mesmo optar por fazê-lo de ônibus, caminho que poderá ser finalizado em cerca de 3 horas.

Outra possibilidade é pousar na capital argentina, Buenos Aires. Ainda que seja outro país, vale citar que Colonia fica na margem do Rio Prata, já bem próxima do território argentino.





Sendo assim, saindo de Buenos Aires o trajeto será seguido por via marítima através da embarcação Buquebus, uma espécie de ferry que custa aproximadamente 200 reais e leva pouco mais de uma hora para chegar ao destino.

Caso queira seguir a partir da Argentina, a dica é que compre a passagem com antecedência, pois ainda que as saídas sejam frequentes a embarcação pode ficar lotada de acordo com o período do ano.

E ainda não chegaram ao fim as possibilidades! Caso queira apenas conhecer Colonia rapidamente, existem opções de passeio no estilo bate e volta, que chegam e saem do local no mesmo dia, partindo de cidades como Montevidéu e Punta del Este, também no Uruguai.

O que fazer na Colônia de Sacramento?

Colônia del Sacramento é uma cidade histórica que mantém muito dos aspectos coloniais ainda vivos em sua arquitetura, tendo como curiosidade o fato de ter sido colonizada tanto por Portugal quanto pela Espanha, o que faz com que conte com diversos aspectos em sua formação.

Por isso, a principal dica do que fazer na cidade é desbravar o seu centro histórico. Para isso, caso queira ter um guia, basta procurar por um no centro de informações turísticas, o passeio com eles não é tão caro e vale muito a pena.

O tour, que é feito no idioma espanhol, nos leva aos principais pontos do centrinho, nos explicando a razão de cada construção e mostrando pontos importantes como museus, até para que depois possamos voltar sozinhos para uma visita mais atenta.

Após terminar o tour, ou até mesmo antes de iniciá-lo, a sugestão é aproveitar para apreciar o ritmo de Colonia, que é bem tranquilo e parece que nos faz aproveitar de uma viagem no tempo. Por lá, também poderá encontrar bons cafés e restaurantes, grande parte com uma arquitetura encantadora.

Colonia conta ainda com um Farol que não pode deixar de ser visitado, pois foi muito significativo para a História do local e hoje se torna um ponto comum para muitos dos turistas, alguns deles se aventurando em subir os mais de 100 degraus que possui para ter acesso a uma vista incrível.

Há ainda muitos museus para conhecer estando na cidade, cada um deles com um foco diferente, mas todos tendo em comum o fato de serem bem interessantes, sobretudo para quem gosta de conhecer mais da História e cultura dos locais que visita.

Entre nossas sugestões de museus para conhecer mais atentamente, está o Espacio Portugues, onde são mantidos itens que pertenciam aos portugueses, incluindo desde objetos pequenos como louças até a pedra original do portal de entrada da vila.

Seguindo com outros possíveis museus para incluir no seu roteiro, há ainda o Espacio Español, Espacio Dr. Bautista Rebuffo e o Arquivo Histórico. Todos, de acordo com suas pretensões, são boas sugestões do que fazer.

Não deixe também de dar uma passeada pelo Rio da Prata, que é muito bonito, sobretudo no Pôr do Sol. Como já vai estar por ali, pode aproveitar para curtir a noite nos restaurantes próximos que são muito charmosos.

Quantos dias preciso para conhecer?

O tempo mais indicado para passar em Colonia, caso realmente queira desbravar a cidade, é de ao menos três dias, período suficiente para conhecer o centro histórico e também vinícolas presentes na região, por exemplo.

Caso tenha mais dias disponíveis para essa viagem, pode conhecer Colonia com mais calma, além de aproveitar para fazer passeios em cidades vizinhas, que nos reservam outros tantos encantos.

Conforme mencionamos, há a opção de conhecer Colonia a partir de passeios bate e volta, que geralmente contam com cerca de 4 horas de duração ou até menos, sendo uma visita bastante superficial.

Indicamos esse modelo de passeio caso realmente não tenha muito tempo, mas acredite, vale muito a pena se hospedar na cidade e ficar por lá ao longo de alguns dias. Considere um clima tranquilo, longe de grandes agitos, mas repleto de paz!

Qual moeda levar?

A moeda vigente em Colonia del Sacramento, assim como em todo o país, é o peso uruguaio. Essa é boa notícia, já que ele está consideravelmente desvalorizado diante do real, nos permitindo desfrutar desse benefício econômico ao longo da estadia.

No entanto, não precisa se preocupar tanto assim para realizar conversões de dinheiro, já que a cidade é bastante turística e por isso aceita também pagamentos em real, dólar e peso argentino.

A forma mais indicada de levar seu dinheiro é em dólar, já que está melhor valorizado e pode te ajudar a ter certas economias. De toda maneira, pela pluralidade de moedas aceitas, essa não é uma grande preocupação.

Como se locomover em Colonia del Sacramento?

Se a sua dúvida é quanto qual meio de transporte usar para conhecer a cidade durante sua estadia, saiba que os seus pés serão os seus melhores amigos ao longo da viagem, já que tudo em Colonia costuma ser bem perto.

Isso se deve principalmente ao fato de que grande parte dos seus atrativos está no próprio centro, onde também se concentram a maioria das hospedagens. Ou seja, é bem provável que esteja a poucos passos dos locais que deseja conhecer.

Nesse sentido, um carro é importante apenas caso o seu roteiro inclua outras cidades próximas, a exemplo de Carmelo. Caso não esteja de carro, existem ônibus que realizam o trajeto, podendo consultá-los na sua própria hospedagem para tirar dúvidas, já que podem haver mudanças constantes quanto a isso.