Festival das Lanternas: Saiba tudo sobre esse Evento asiático
O Festival das lanternas faz parte da cultura asiática e é um evento que acontece anualmente, chamando a atenção de turistas que chegam das mais diversas partes do mundo para admirar esse espetáculo cheio de boas energias.
Abaixo, vamos te contar tudo sobre para que também vislumbre a possibilidade ir conhecer o Festival das Lanternas, incluindo dicas que podem ajudar a organizar esse roteiro sem que precise se preocupar com nada quando estiver lá além de aproveitar o evento ao máximo. Confira:
O que é o Festival das Lanternas?
O Festival das lanternas tem um nome já bem autoexplicativo, pois se trata justamente do evento onde pessoas se reúnem para que juntas possam lançar diversas lanternas ao céu, gerando um efeito visual muito bonito e diferente.
Apesar de não ter ficado tão conhecida, outra prática comum nesse mesmo momento é o lançamento de barquinhos no rios. Mas com certeza a luz das lanternas acaba ganhando um maior destaque, conforme podemos conferir nas próprias fotografias.
Nesse momento, além do próprio lançamento de lanternas e barquinhos, acontece também diversas outras manifestações culturais, incluindo desfiles, oferendas e também orações, que ocorrem de forma mais específico nos templos budistas.
O evento é único e acontece anualmente de acordo com o calendário lunar, por isso é fundamental que esteja atento a todas as informações sobre ele para que não perca o acontecimento e possa aproveitar o melhor dele ao longo de sua viagem.
Onde acontece o Festival de Lanternas?
Mas, afinal, onde acontece esse festival tão lindo? O mais famoso dele acontece na Tailândia, mais especificamente na parte norte do país, na conhecida cidade de Chiang Mai que é constantemente visitada pelos turistas, inclusive quando o evento não está acontecendo.
Porém, mesmo que em menor proporção e atraindo um menor contingente de pessoas, festivais similares ocorrem em diversos outros países asiáticos, sendo um exemplo deles o Mianmar, já no Sudeste do continente.
Inclusive, na própria Tailândia há outras cidades onde práticas similares acontecem, sobretudo na parte central e sul do país. No entanto, nesses locais as comemorações são mais recentes, ao contrário da mais tradicional que ocorre em Chiang mai.
Mas um fator curioso que podemos ressaltar é que, de acordo com a cultura popular e as informações que partem dela, apesar da Tailândia ter o festival mais famoso, a prática foi iniciada na Índia algum tempo antes.
Quando acontece o Festival de luzes na Tailândia?
Não existe uma data fixa para o Festival de luzes na Tailândia, pois conforme citamos eles seguem o calendário nular, o que pode gerar mudanças na data. Mas fique tranquilo, pois alguns meses antes as datas já são divulgadas para que possa se programar da melhor maneira.
O que podemos evidenciar, no entanto, é que o evento costuma acontecer entre meados de outubro e meados de novembro, tendo duração de mais de um dia e fazendo com que tenha grandes chances de aproveitá-lo caso esteja lá nesse momento.
A boa notícia é que já existem datas especificadas para 2023, quando o festival vai acontecer entre 27 e 28 de novembro. Já em 2024, para quando também já foram divulgadas datas, ele irá ocorrer em 15 e 16 de novembro.
Vale ainda mencionar que existe um critério específico para a escolha de data do evento, uma vez que acontece sempre durante a lua cheia no 12º mês de acordo com o calendário lunar tailandês, usado tradicionalmente.
Qual a origem do Festival das lanternas?
Apesar de ter ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos, o Festival das lanternas já acontece há séculos, havendo registros de que foi iniciado a pelo menos cerca de 2 mil anos, evidenciando o quanto é um evento tradicional e marcante para essa população.
Essa tradição surgiu graças ao Hanmingdi, adepto ao budismo e grande defensor de suas práticas tradicionais. Assim, ele seguia a prática comum aos monges de acender lanternas nos templos, o que ainda hoje aconteceu em sinal do respeito que se tem a Buda.
Ainda existe uma bonita simbologia associada ao final do Festival, pois representa o final do Ano novo chinês, momento de renovação que marca também a retira de itens associados ao Ano novo na decoração das casas.
Como também é a primeira noite de lua cheia do calendário chinês, evidencia a chegada da primavera, o que para a população tradicional representa o momento de se reunir com a família e inspirar boas energias.
Dicas para ir ao Festival das Lanternas
E se ao chegar nessa parte do post você já se encantou com o Festival e deseja ter mais informações para participar dele em uma próxima oportunidade, fique tranquilo pois também reunimos dicas que vão te ajudar a fazer isso.
A primeira sugestão é que você decida antecipadamente o que fazer, pois há a opção de participar de eventos pagos ou simplesmente passear pela cidade e admirar as lanternas no céu. Caso queira aproveitar ambas as experiências, também é possível e indicamos que no primeiro dia vá ao evento pago, só depois aproveitando mais da cidade em si.
Outro ponto que merece sua atenção é a roupa que vai utilizar. Apesar do evento já ter conquistado um bom público ocidental pela sua beleza, ainda é algo local e religioso, por isso o ideal é que aposte em peças mais cobertas em sinal de respeito.
Quanto a ida para a Tailândia, se organize para chegar pelo menos 2 ou 3 dias antes do evento, pois nos dias em que ele acontece não há circulação de voos no local, justamente por conta do lançamento das lanternas.
Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre esse evento e a cultura que o envolve. O custo para ir a um evento como esse acaba sendo alto por conta das passagens aéreas, mas no geral é barato se manter lá e com certeza a experiência vale a pena.