Praia da Rosa em Santa Catarina
No litoral de Santa Catarina, em meio a belas paisagens e um clima bastante agradável do qual podemos aproveitar em grande parte do ano, encontramos a Praia da Rosa, um destino que chama atenção por toda beleza que nos apresenta.
Para que você também possa programar sua viagem para lá, incluindo quando ir, forma de chegar, custos e outros detalhes igualmente importantes, trouxemos as principais informações sobre essa praia logo abaixo. Continue conferindo:
Onde fica localizada a Praia da Rosa?
A Praia da Rosa faz parte do município de Imbituba, que apesar de ser um local bastante pequeno fica bem próximo de algumas das principais cidades catarinenses, facilitando a chegada e também a permanência, já que pode se hospedar em outras cidades.
Vale citar ainda que toda a região é composta por belas praias, então vale a pena tirar um tempinho a mais para que no mesmo roteiro onde irá conhecer a Praia da Rosa, possa incluir também outros locais próximos que são igualmente incríveis.
Como chegar na Praia da Rosa?
Se você está saindo de um local mais distante e precisará usar um avião para chegar até a Praia da Rosa, comece considerando que os mais próximos do local são os aeroportos de Florianopólis e de Jaguaruna, que ficam a uma distância de 95km e 99km, respectivamente.
Apesar da diferença de distância não ser tão grande, indicamos que opte pelo aeroporto de Florianopólis, já que há muita coisa para fazer na capital catarinense e poderá aproveitá-la ao menos por um dia antes de seguir até a região da Praia da Rosa.
Saindo de lá, o caminho até Imbituba será seguido através da BR-101 e você terá a opção de diminuir o tempo de viagem seguindo uma estrada de terra. No entanto, essa opção definitivamente não é indicada em dias de chuva.
Existe a opção de seguir tanto de ônibus quanto de carro, mas como citamos há outras praias próximas que pode aproveitar para visitar, então indicamos que alugue um carro, já que não será possível fazer tudo estando a pé.
Como é o mar da Praia da Rosa?
Na Praia da Rosa podemos encontrar um mar cristalino, responsável por complementar a beleza do local. Já quanto a intensidade das suas ondas, vemos que na parte sul elas são mais agitadas, e por isso o local costuma ser visitado principalmente pelos surfistas.
O lado norte da praia, por sua vez, é o que tem o mar mais tranquilo para banhista, e por essa razão também costuma ser o mais movimentado, especialmente pelos jovens que aproveitam o espaço para se reunir nos dias de céu aberto.
Caso esteja indo com crianças, nossa dica é que aproveite para conhecer a Lagoa do Meio, local que também faz parte da Praia da Rosa e que não conta com muitas ondas, fazendo com que a diversão para os pequenos ocorra de forma mais segura.
O que tem para fazer na Praia da Rosa?
Além das diferentes partes da praia que já te sugerimos visitar, há muito mais para fazer nessa região, começando por conhecer as piscinas naturais que são formadas diante da maré baixa e são perfeitas para relaxar, especialmente com crianças, bastando ter cuidado com as pedras.
Outra opção, principalmente para os aventureiros, é fazer trilhas. Entre as que eu mais gosto está a que liga a Rosa Norte até a Praia Vermelha, sendo um percurso simples que pode ser finalizado sem grandes desafios, além do Sol, que principalmente no verão costuma ser intenso ao longo do trajeto.
Antes mesmo de finalizar trilhas como essa, já poderá ter uma bela visão aérea da região, incluindo desde o mar em si até a vegetação da Mata Atlântica que compõe sua beleza e a torna completa!
Estando na Praia da Rosa, também não pode deixar de conhecer a vila de Imbituba, um pequeno e charmoso centrinho onde irá encontrar restaurantes, cafés, bares e lojinhas, perfeitas para comprar uma lembrancinha, por exemplo.
Falando nos restaurantes, há alguns próximos ao mar e vale a pena conhecer, já que assim não será preciso sair completamente da praia e terá a opção de passar o dia inteiro por ali para curtir o espaço.
Quanto custa uma viagem para Praia da Rosa?
O gasto médio por pessoa para conhecer a Praia da Rosa é de cerca de R$250, incluindo tanto hospedagem quanto alimentação, mas considerando que a hospedagem já ofereça café da manhã e que faça escolhas mais econômicas.
O custo pode chegar a ser muito maior de acordo com o que decidir fazer, e dentro disso não estamos considerando os custos com locomoção, que devem ser calculados a parte de escolha de acordo com o local de onde for sair e o meio de transporte utilizado.
Saindo de Florianopólis até Imbituba de ônibus, por exemplo, o gasto aproximado é de 40 reais por trecho. Ou seja, 80 reais ida e volta. Para o aluguel de carro, apesar de gastar mais, poderá conhecer uma maior parte da região.
Quando ir para a Praia da Rosa?
A Praia do Rosa pode ser visitada basicamente ao longo de todo o ano, bastando escolher o melhor período para você. Mas é claro que ajudamos a fazer essa escolha considerando como é cada momento no local.
A alta temporada ocorre no verão, havendo bastante movimento na região entre os meses de dezembro e fevereiro, quando além das diárias ficarem mais caras, encontrará também praias mais cheias.
No inverno, apesar do risco de chuva, pode conseguir visualizar baleias-francas, um espetáculo a parte que encanta a todos, mas especialmente as crianças. E, ainda que o mar também fique mais frio, é um bom momento para quem busca economizar.