4 Dicas de como Organizar sua Viagem
Se a gente se parece, com certeza você tem uma vontade constante de viajar assim como eu. Mas dar o primeiro passo para tirar esse plano do papel pode ser mais complicado do que parece e sabendo disso, hoje te trago dicas valiosas para organizar a sua próxima viagem da melhor maneira.
Monte um orçamento
O primeiro passo para que a organização da sua viagem seja feita, é entender o valor que você tem disponível para a realizar sem gerar dívidas indesejadas. Por isso, comece montando um orçamento, ou seja, estipulando o valor que está disposto a utilizar nesse passeio.
Para isso, é importante que você considere os custos básicos como locomoção, hospedagem e alimentação, mas também que reserve um valor a mais para possíveis emergências, já que apesar da gente desejar que elas não ocorram, podem acontecer e precisamos estar devidamente preparados nesses casos.
Ah, e claro, é fundamental que você analise sua atual financeira e não gaste todas as economias para isso, pois além de ocorrer nas viagens, emergências são ainda mais comuns no dia a dia e você não pode gastar um dinheiro que venha a fazer falta depois.
Esse ponto também vai te ajudar a decidir o tipo de hospedagem que deseja e a duração da sua viagem, elementos essenciais para toda a montagem desse plano.
Escolha um destino
Sabendo do quanto pode gastar, é hora de pensar para onde ir com o valor disponível. Para isso, pode mandar uma lista de lugares que deseja visitar e analisar os custos para essa viagem, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e possíveis gastos com passeios, se for o caso.
Uma dica é ficar de olho em promoções e caso possa, se disponha a viajar em períodos incomuns, já que em baixa temporada os preços ficam mais interessantes, caso você esteja com um orçamento baixo por aí.
Mas se não puder ter tanta autonomia na escolha de data, opte por destinos mais próximos, tenho certeza de que no seu estado mesmo há opções muito interessantes para conhecer. Em todo caso, vale levar em consideração o que você deseja viver nessa experiência, por isso pontue questões como clima e tipos de passeio, considerando ainda se será uma viagem sozinha, em casal ou com toda a família, por exemplo, isso te ajudará a entender o melhor destino.
Pesquise muito
Essa dica pode parecer simples, mas em alguns momentos pode ser esquecida e a colocar em prática faz toda a diferença. Isso porque pesquisar pode te ajudar a contar com a experiência de quem já visitou o local, e automaticamente tem dicas valiosas para te dar especificamente sobre ele.
Isso também vai te ajudar ao passo seguinte, de organização do que vai fazer na viagem, já que isso começa muito antes do embarque, onde você já deve ter em mente aquilo que deseja fazer para otimizar o tempo e aproveitar o lugar.
Nesse ponto, vale a pena pesquisar também como vai estar o local nos dias de sua visita, como questões de tempo pois a chuva pode atrapalhar alguns passeios, e também se há eventos acontencendo para participar.
Decida o que fazer
Entender o que quer fazer no local de destino nem sempre é algo que pode ser feito aleatoriamente, já que pode gastar mais tempo que o desejado para isso e acabar aproveitando menos do lugar pela falta de uma organização prévia, então essa organização pode ser feita antes.
Para isso, logo após escolher o destino, selecione o que deseja conhecer dele, especificamente localizações que vão te ajudar a se localizar, traçando um plano diário do que fazer com base na proximidade entre os lugares, o que te fará economizar tempo e também dinheiro.
Aliás, é bom que escolha uma hospedagem próxima a esses lugares para uma maior comodidade, então a reserva fica para depois do plano já ter sido feito.