Lugares para Visitar em SP: Passeios incríveis em São Paulo

Considerada por muitos como a grande capital do lazer no Brasil, São Paulo é também chamada de cidade que nunca dorme, e não é para menos já que a vida agitada da capital paulistana reflete também em uma série de coisas que podemos fazer por lá.

Para que monte seu roteiro incluindo pontos que são imperdíveis, organizamos aqui uma série de lugares que vale a pena conhecer em SP, considerando as mais diversas propostas de passeios. Continue conferindo para não perder:

Parque Ibirapeura

A primeira dica é para fugir um pouco do óbvio e desacelerar o ritmo intenso da cidade, mostrando que há áreas verdes bem preservadas para conhecermos por lá. Diante disso, é claro que estou falando do Parque Ibirapeura.

Diante de uma extensa área a céu aberto, o parque é o local perfeito para fazer um passeio de bicicleta (que pode ser alugada por lá mesmo), um piquenique, caminhada ou apenas contemplar a natureza, podendo tirar belas fotos dela, por exemplo.

Uma dica é que, ainda dentro do parque, vá conhecer o Viveiro Manequinho Lopes, onde diversas plantas são cultivadas há anos. A visitação é aberta ao público e tudo é gratuito, exceto atividades específicas como o aluguel de bike.

MAC – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo

Saindo do Parque Ibirapuera, basta atravessar a rua a partir da passarela para chegar ao MAC, Museu que tem como foco exibições da Arte Contemporânea, incluindo diferentes produções que podem ser visitadas de forma gratuita.

No último andar ainda funciona um restaurante, então pode aproveitar para conhecê-lo e desfrutar da bela vista que temos da cidade a partir do local.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Não dá para falar sobre Museus em São Paulo e não citar o MASP, que é o principal entre eles e acabou se tornando cartão postal da cidade, sendo frequentemente visitados pelos turistas e também pela população local.

Lá poderemos encontrar tanto exposições fixas, que contam com obras de artistas renomados como Picasso, quanto exposições itinerantes onde podemos conhecer mais de alguns artistas e conferir algo novo a cada visita.

A dica é que todas as terças e primeiras quintas do mês o museu pode ser acessado de forma gratuita. Então, aproveite para incluir o passeio em um desses dias para economizar!

Sesc Avenida Paulista

Bem próximo ao MASP, podendo seguir o percurso a pé mesmo, está o Sesc da Avenida Paulista. Uma das suas principais áreas é o Mirante, onde temos uma vista ampla da região de São Paulo, enxergando bem do alto a modernização da cidade.

Mas além disso vale a pena ficar de olho na programação do local, que apresenta espetáculos teatrais, de dança e até aulas relacionadas a esportes, sendo realmente multicultural.

Casa das Rosas

Bem menos conhecida diante das opções já trazidas, a Casa das Rosas também fica na região central de São Paulo e é um espaço lindo, que conta com diversas flores em seu espaço externo, além de uma decoração que não passa despercebida, remetendo ao estilo clássico francês.

No local, podemos ter acesso a exibições de diferentes manifestações culturais, tendo um foco especial para a poesia e literatura.

Jardim botânico de São Paulo

Localizado dentro de uma unidade de conservação da Mata Atlântica, o Jardim botânico de São Paulo conta com uma extensa área verde, realizando a manutenção de variadas espécies de plantas e fazendo com que possamos estar bem próximos delas.

Inclusive, o Jardim botânico recebe também visitas educativas, ideias para turmas maiores que querem aprender sobre ele. Mas, ainda que não vá com uma turma, poderá obter informações importantes ao longo da visita, além de admirar a beleza do espaço.

Pinacoteca de São Paulo

Praticamente ao lado da Estação da Luz, está a Pinacoteca de São Paulo, um prédio histórico que é utilizado como meio de divulgação da Arte, tendo se tornado um dos principais museus de todo o país.

Há muitas exposições itinerantes acontecendo por lá e poderá conferir aquelas que estão sendo expostas agora e também as futuras através do site da própria Pinacoteca. E vale citar ainda aos sábados a entrada é gratuita para todos!

Mercado Municipal de São Paulo

Que tal fazer um passeio pelo Mercado Municipal? É lá que encontramos uma diversidade imensa de frutas, incluindo aquelas que partem de diferentes áreas do país e acabam se encontrando em São Paulo para que os turistas conheçam de perto.

E é bem provável que você também já tenha ouvido falar sobre o clássico sanduíche de Mortadela que é vendido por lá! Ele é realmente bem servido e vale a pena caso esteja pelo menos em duas pessoas.

Cuidado apenas com os golpes, já que não é incomum que ao experimentar algo você acaba sendo persuadido a pagar. Por isso, se certifique de que é realmente gratuito aquilo que for oferecido.

Museu do Futebol

Já citamos alguns museus nessa lista, mas há muitos outros deles para conhecer em São Paulo, incluindo alguns que seguem temáticas específicas como o Museu do Futebol, um espaço onde temos contato com a História do esporte, podendo conhecer também muitas curiosidades sobre ele.

O passeio é bem dinâmico e interativo, então reserve ao menos duas horas no seu roteiro para aproveitar e conhecer mais desse que certamente é o principal esporte brasileiro em popularidade.

Museu Catavento

Outro Museu que gosto bastante em São Paulo é o Catavento! Ele é bastante interativo e conta com uma exposição bastante criativa, despertando nossa curiosidade para saber aprendendo mais ao longo das suas 4 seções, que são devidamente ambientadas para que a gente se sinta realmente parte do ambiente.

Por sinal, é uma excelente opção para ir com crianças, já que a interatividade tende a chamar muita atenção para elas.

Liberdade

Não poderia deixar de mencionar o Bairro da Liberdade! A dica é mais geral, mas a verdade é que todo o bairro, desde a sua decoração até as opções de lazer específicas, nos reservam uma experiência única de imersão na cultura japonesa.

A sugestão é que vá aos sábados ou domingos, quando há feirinha de rua e poderá encontrar deliciosas comidas para experimentar. Mas esse é o tipo de passeio que vale a pena em todos os dias, principalmente se você gosta de conhecer mais da cultura oriental, incluindo principalmente sua culinária.

Beco do Batman

Outra via pública que é interessante conhecer em São Paulo é o Beco do Batman, que fica na Vila Madalena e chama atenção por ser completamente composto de grafites em suas paredes, além de alguns deles se estenderem até o chão.

O local inspira Arte urbana e tem um significado bem interessante, já tendo sido inteiramente pintado de cinza, mas ainda assim voltando para o seu formato colorido e cheio de criatividade. Como a região é boêmia, ainda poderá conhecer restaurantes, bares e muito mais por perto.

Oscar Freire

A Oscar Freire é uma das principais regiões de compras de São Paulo, mas mesmo que não esteja pensando em comprar algo, vale a pena passear por ela, já que é um espaço onde vemos lojas bem diferentes, que apostam na criatividade para chamar atenção dos clientes. Se você gosta de moda, pode ser uma ótima ideia!

Terraço Itália

Por fim, queremos sugerir que vá até o Terraço Itália, um dos restaurantes mais tradicionais da capital paulista. Mas você nem precisa ir para fazer uma refeição de fato, havendo a opção de fazer uma visita mais rápida apenas para ver a vista a partir do Terraço.

Como fica em uma região central e é bem alto, a visão que temos de lá é ampla, fazendo com que diversos detalhes da cidade possam ser percebidos e claro, fotografados.