Alter do Chão: Uma das Praias mais lindas do Brasil está no Norte
É bem provável que, ao falarmos em praia, você longo pense em água salgada. Mas a verdade é que também podem se formar praias a partir da água doce proveniente de rios, que é justamente o que fez surgir Alter do Chão.
Diante de belezas naturais únicas e uma paisagem de tirar o fôlego, esse certamente está entre os destinos que precisamos visitar ao menos uma vez na vida. E para organizar sua ida para lá, siga conferindo abaixo as principais informações:
Onde fica Alter do Chão?
Alter do Chão fica localizado no estado do Pará, mais especificamente sendo um distrito do município de Santarém, terceira maior cidade paraense, atrás somente da capital Belém e de Ananindeua.
Esse certamente está entre os destinos mais visitados na região Norte do nosso país, estando na privilegiada posição à direita do grandioso Rio Tapajós, que se une ao Rio Arapiuns para formar sua praia de água doce, encantando tanto a população local quanto os turistas.
Como chegar?
O Aeroporto mais próximo de Alter do Chão é o da cidade de Santarém, que recebe voos frequentes das companhias Azul, Gol e Latam. Ou seja, não será difícil encontrar passagens e ainda pode monitorar os preços para encontrar promoções.
Saindo desse mesmo aeroporto, há basicamente quatro possibilidades. A primeira e mais econômica é seguir de ônibus, podendo pegá-lo na Avenida Tapajós. O custo para esse meio é de R$4,80.
Caso esteja buscando por um maior conforto, pode fazer de carro a partir de três formas diferentes: pedindo por aplicativo, alugando ou até mesmo fechando um transfer com antecedência a partir das agências de turismo.
Todas as três últimas possibilidades mencionadas acabam sendo mais caras que o ônibus, mas ainda assim é uma forma de obter maior conforto ao longo do trajeto, já tendo como sair direto do aeroporto de carro, com as malas devidamente organizadas e sem passar sufoco.
O que tem para fazer em Alter do Chão?
Estando em Alter do Chão, o principal local que não pode deixar de conhecer é a Ilha do amor, um local que apesar de já ser bastante explorado hoje, incluindo a presença de barraquinhas, ainda conseguem preservar muita da sua beleza natural.
Isso sem contar com a possibilidade de fazer passeios a partir de Alter do Chão para localidades próximas, o que será interessante principalmente caso tenha mais dias para aproveitar a viagem.
Uma dica nesse sentido é o passeio de barco feito até a Reserva Extrativista Tapajós, onde podemos ter contato com um local que ainda não foi tão explorado, e por isso nos proporciona uma ligação ainda maior com a natureza.
Falando em natureza, há ainda trilhas que pode realizar na Floresta Nacional do Tapajó. Além das paisagens vistas ao longo do caminho, ainda poderá ter contato com moradores locais que costumam contar histórias muito interessante sobre o espaço.
Qual a melhor época para ir a Alter do Chão?
A presença de chuva é um detalhe que acaba interferindo bastante na experiência de quem vai conhecer Alter do Chão, pois além de dificultar o acesso e permanência na praia, ainda faz com que a paisagem mude bastante.
Levando isso em consideração, indicamos que visite a região entre Agosto e Dezembro, quando ela passa por um período de seca, contribuindo para que conte com dias sem chuva para desfrutar do melhor dessa viagem.
No entanto, se a sua ideia não é exatamente a de curtir a praia, mas sim de fazer passeios de barco e se aventurar em meio à floresta, pode optar por ir entre janeiro e julho, quando há uma maior ocorrência de chuva e encontrará até mesmo preços melhores para se hospedar, por exemplo.
Quantos dias ficar em Alter do Chão?
Em média, a sugestão é fique 5 dias em Alter do Chão, tempo que será suficiente para conhecer os locais mais clássicos como a Ilha do Amor, mas também para desbravar um pouco de outras praias presentes em seus arredores, conhecendo ainda lagoas, florestas e comunidades ribeirinhas.
Dependendo do nível com o qual queira viver essa experiência, pode dobrar a quantidade de dias, já que assim poderá realizar as atividades que deseja com mais tempo, além de incluir passeios que descobrir por lá no seu roteiro.
No entanto, caso esteja fazendo uma viagem por Belém, por exemplo, pode dispor de menos tempo para conhecer Alter do Chão, e ainda assim vale a pena o passeio. Para isso, pegue um barco até Santarém e depois siga o trajeto de carro ou ônibus.
O que levar para Alter do Chão?
Como Alter do Chão é realmente um destino que foge do comum, é possível que enfrente certa dificuldade para organizar sua mala. Mas calma, te ajudamos também a selecionar o que precisa levar para viver uma experiência incrível sem grandes perrengues.
Quanto às roupas, foque naquelas mais leves, já que quando não estiver na praia de água doce, estará fazendo trilhas ou mesmo passeando pela cidade, que tem uma estrutura simples e não exige nada tão arrumado assim. Inclusive, foque em roupas de tecidos que secam com facilidade, principalmente para passeios de barco.
Ainda quanto aos passeios, pode levar uma mochila impermeável para evitar que os itens guardados sejam molhados, além de colocar na mala um casaco caso queira ter também uma programação noturna.
Outros itens indispensáveis são o protetor solar, já que a incidência solar por lá costuma ser bem elevada, e também repelente, tendo em vista a presença de muitos mosquitos em determinadas áreas, em especial na floresta.