Cumuruxatiba: Onde fica esse Paraíso de belas praias?
Pé na areia, tranquilidade e muitas belezas naturais são algumas das promessas relacionadas à uma viagem para Cumuxuratiba, local ainda pouco conhecido, mas que tem encantado quem o visita, sendo uma bom destino para ir o quanto antes.
Então, para que se programe e faça dessa viagem um verdadeiro sucesso, confira logo abaixo a dica que trouxemos sobre o local, tenho certeza de que irão te ajudar muito:
Onde fica Cumuruxatiba?
Localizado na Bahia, mais especificamente no litoral Sul do estado, Cumuruxatiba é um distrito que pertence à cidade de Prado, sendo ainda pouco desbravado e tendo muito com o que surpreender aos seus visitantes.
O local ainda está relativamente próximo de locais bastante turísticos, a exemplo de Trancoso e Caraíva, trazendo a opção de unir todos esses destinos em um único roteiro a depender da quantidade de dias que irá dispor para ele.
Mas, longe do clima mais sofisticado de locais como Trancoso, que já é muito badalado, inclusive entre os famosos, Cumuruxatiba tem uma estrutura mais simples e preços menores, agradando quem busca por esse padrão de viagem.
Como chegar à Cumuruxatiba?
Já que o local não é tão conhecido assim, se tornam comuns também as dúvidas sobre como chegar até lá. Caso deseje ir de avião, o aeroporto mais próximo fica na cidade de Teixeira de freitas, mas os roteiros são reduzidos e disponíveis apenas pela companhia Azul.
Outra opção é ir até o aeroporto de Salvador ou de Porto Seguro, de onde poderá seguir o trajeto utilizando muitos meios de transporte como carro, barco e van. Essa certamente não é a opção mais cômoda, mas alguns pessoas optam por ela.
Caso deseje, também pode ir de carro por todo o trajeto. Essa é uma ideia seguida por pessoas que saem de outras cidades da Bahia, bem como de estados como o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, de onde não fica tão longe assim para chegar ao distrito.
A dica é tentar organizar essa viagem com amigos, principalmente caso deseje ir de carro, assim podem dividir o preço do combustível e revezar a direção entre si, tornando a viagem mais barata e menos cansativa.
Outro ponto a ser considerado é que o tempo para realizar o trajeto é considerável, fazendo com que não seja uma boa opção para quem tem pouco tempo disponível.Ou seja, todos esses detalhes precisam ser pesados antes da escolha do destino!
Qual a melhor época para ir para Cumuruxatiba?
Como esse é um destino praiano, o melhor período para viajar até lá é justamente ao longo do verão, ou seja, no momento compreeendido entre os meses de Dezembro e Março, quando as temperaturas são mais elevadas e os dias de Sol frequentes.
Inclusive, como o local ainda não é tão movimentado assim, existem restaurantes e pousadas que funcionam somente ao longo do verão, já que essa é a alta temporada para eles e fora do período há pouca circulação de turistas.
Sendo assim, é também ao longo do verão que poderá encontrar mais gente nas ruas e uma maior animação, incluindo música ao vivo nos estabelecimentos, entre outros atrativos que tornam esses meses mais interessantes para a viagem.
No entanto, um detalhe interessante é que algumas pessoas preferem ir até Cumuruxatiba para observar as baleias jubartes. Caso tenha esse desejo, o melhor período envolve os meses de Julho e Outubro, quando há maiores possibilidades nesse sentido.
Por sinal, nesses meses pode encontrar a oferta de passeios de barco voltados para a observação das baleias, o que não é comum em outros períodos do ano, visto que encontrá-la se torna mais raro.
O que fazer em Cumuruxatiba?
Se você está se programando para conhecer Cumuruxatiba, com certeza deve dar um destaque a mais para as praias em seu roteiro, pois além de ser o principal atrativo do distrito, são também muito bonitas.
Nesse sentido, nossa primeira sugestão é a Praia do Moreira, onde não há nenhuma grande estrutura, mas o mar é tranquilo, a água quente e o movimento baixo, perfeito para relaxar e desfrutar da conexão com a natureza.
Outra praia mais deserta que vale a pena conhecer é a de Imbassuaba. Até mesmo as vagas para estacionar são poucas por lá, mas o local não costuma estar tão cheio, então não há problemas nesse sentido.
Seguindo com praias próximas para conhecer se estiver pensando em passar mais tempo no distrito, pode ir até a Praia Japara Grande, Areia preta e Barra do Cahy, entre outras.
Já estando em Cumuruxatiba, você ainda pode aproveitar para realizar passeios de barco, o que geralmente inclui mergulho, além de te levar para uma experiência diferente para admirar novas paisagens.
Como há outras cidades próximas, outra ideia envolve um bate e volta até Caraíva, assim não vai precisar gastar com hospedagem por lá, ao mesmo tempo em que poderá conhecer um pouco do lugar.