Praia vermelha: O Paraíso dos cariocas
O Brasil está entre os países que contam com algumas das praias mais bonitas do mundo e exemplo disso é a Praia vermelha, paraíso muito visitado por cariocas e turistas e que você também pode aproveitar para ir admirar de pertinho.
Por sinal, é sobre ela que falamos nesse post, descrevendo todos os principais detalhes para que planeje seu passeio tendo em vista as principais informações sobre o local. Siga conferindo:
Onde é que fica a Praia Vermelha?
A Praia vermelha fica na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro da Urca que está entre os mais boêmios da cidade, inclusive sendo frequentado por artistas famosas e sendo moradia de alguns deles, a exemplo de Roberto Carlos que possui uma cobertura na região.
Outro ponto de referência importante a ser mencionado sobre essa praia é que ela fica localizada bem aos pés do Pão de Açúcar, ou seja, é ela que vemos quando estamos fazendo o famoso passeio de bondinho no local.
Por conta da sua proximidade com essa região que é tão turística, o local tem se tornado cada vez mais conhecido, chamando a atenção da população carioca mas também dos turistas que costumam passar por ali nem que seja para tirar uma foto.
Para chegar até lá, há fácil acesso de carro, moto e ônibus, bastando seguir pela Avenida Pasteur, encontrando a praia já ao final dela. Quando chegar até a Praça General Tibúrcio, é sinal de que a praia está logo ali!
Quando ir à Praia vermelha?
Se você é morador do Rio de Janeiro, vai ter muitas oportunidades de ir à Praia vermelha, já que assim poderá acompanhar as questões de temperatura na cidade, sendo o mais indicado ir em dias de Sol para aproveitar melhor a praia.
O único ponto a ser ressaltado nesse sentido é que, como acontece com todas as praias da cidade, há um maior movimento durante os finais de semana. Por isso, caso possa, nossa dica é que vá entre segunda e sexta para aproveitar com mais tranquilidade.
Já se você está pensando em incluir a Praia Vermelha no seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro, além da dica anterior a gente sugere que você busque optar por ir entre os meses de Outubro e Novembro.
Isso porque esse é o período do ano mais estável para conhecer as praias da cidade, momento onde o tempo não apresenta grandes oscilações e há Sol frequentemente, diminuindo as chances de que tenha problemas em realizar seus planos.
Aliás, nesse mesmo período a cidade fica movimentada e muito mais bonita por conta do Sol, sendo os meses mais indicados para realizar atividades ao ar livre de forma geral, uma vez que há muitos espaços nesse formato no Rio.
Dentre esses meses, se fosse para escolher apenas um, citaríamos Dezembro. No entanto, o ideal é que vá logo no início dele para evitar a movimentação maior por conta do Ano novo, quando a cidade fica cheia e tudo se torna mais caro.
O que fazer na Praia vermelha?
Já vale a pena mencionar que a Praia Vermelha é própria para banho de mar, e além disso suas ondas são bem fracas. Assim, o mar calmo do local se torna uma ótima opção para aqueles que não perdem a oportunidade de dar um mergulho e nadar.
Esse mesmo fator também contribui para que esteja entre nossas principais indicações de praias para ir com crianças no Rio de Janeiro, pois o espaço é realmente bem tranquilo, evitando grandes preocupações com relação a afogamentos, por exemplo.
Há também opções interessantes de passeio saindo do local, incluindo a ida de Stand up Paddle da Praia Vermelha até a Pedra do anel, proporcionando um visual lindo da praia e seu entorno.
E pode ficar tranquilo, caso não tenha prática nesse sentido, há aulas particulares que são oferecidas no local. Há agências próprias que realizavam o passeio e ele custa cerca de R$230, mas vale a pena dar uma pesquisada já que podem haver mudanças, principalmente de acordo com o período do ano.
Tem quiosque na Praia Vermelha?
Um fator importante para levar em consideração antes de ir para a Praia Vermelha é a estrutura do local que certamente não está entre as melhores da cidade caso esteja buscando por algo mais requintado.
Por lá, não há quiosques grandes e preparados para uma certa demanda, a calçada é bem livre. Esse é um ponto positivo para passear com maior tranquilidade, mas evidencia que a estrutura é bem simples também.
No entanto, lá você poderá contar com pequenas barraquinhas que ficam localizadas na areia mesmo e oferecem um serviço básico ao público do local, incluindo a venda de água de coco e cervejas.
Ainda que a estrutura não seja das melhores como já evidenciamos, ainda achamos que o passeio vale a pena, pois o visual que se tem a partir da praia é muito bonito e assim, poderá fazer um passeio mais pé na areia, literalmente.
Caso não abra mão de ter alguma comida específica na praia, pode levar seu próprio lanche para consumir lá, havendo a possibilidade de alugar cadeiras de praia. Mas é claro, lembre-se de descartar corretamente qualquer lixo que seja produzido.
O que tem para fazer na Urca?
E claro, também separamos um tópico para te falar do que fazer no bairro da Urca, assim ao visitar a Praia vermelha também poderá aproveitar para conhecer seus arredores em um único passeio.
Algo que acho bem interessante de fazer por lá é realmente passear, a Avenida Pasteur é repleta de prédios históricos que podem ser admirados. Inclusive, esse é um caminho que pode te levar até a praia conforme já te contamos.
Caso não queira ir andando, pode fazer o aluguel de uma bicicleta e seguir o passeio dessa forma, já que o bairro tem uma extensa ciclovia para possibilitar a atividade.
Os turistas também amam a ideia de ir até o Bondinho do pão de açúcar, um teleférico famoso que une duas montanhas e nos proporciona belas paisagens ao longo do seu percurso, sendo uma experiência muito indicada.
Essa mesma região ainda com ótimas opções de restaurantes. Por isso, como não há uma grande estrutura na praia, pode ir para ela pela manhã e depois, no almoço, seguir para alguns dos restaurantes próximos.