Como viajar Gastando pouco? 5 Dicas imperdíveis
Todos nós queremos viajar, mas infelizmente não é tão simples assim e em muitos momentos a situação financeira pode acabar pesando negativamente. Mas é claro que isso não pode nos impedir de conhecer novos destinos, então reunimos aqui dicas para que você possa viajar gastando pouco. Confira:
Tenha flexibilidade de datas
Poder viajar em datas flexíveis com certeza vai te ajudar a gastar menos tanto com passagens aéreas quanto com hospedagens e passeios, já que em períodos como Dezembro, Janeiro e Julho os preços costumam subir muito, enquanto Março, por exemplo, conta com muitas promoções.
Uma boa dica nesse sentido é ativar o rastreador de preços no Google voos, ferramenta do Google pensada especialmente para isso e que poderá mandar informes no seu e-mail diante de mudanças de preços nas passagens que deseja comprar.
Aliás, essa é uma boa dica mesmo que você não tenha flexibilidade, e o importante é começar a pesquisar com certa antecedência para aproveitar caso hajam promoções, inclusive em sites que ofertam preços mais baixos com o uso de milhas.
Utilize filtros na busca por hospedagem
Na hospedagem, também é o momento de economizar. Para isso, pode usar de filtros nos aplicativos de reserva para que elas sejam ordenadas a partir dos preços mais baixos, assim terá acesso aos valores mais em conta para os analisar.
Outra ideia é que considere ficar em um hostel, eles costumam ser seguros mas claro, fique de olho na avaliação para não passar perrengue. Principalmente caso viaje com companhia, pode ficar em quarto compartilhado para economizar ainda mais.
Faça um planejamento
A organização é uma grande aliada da economia, por isso pense bem em tudo que deseja fazer e qual será o custo para que tudo ocorra conforme pensa, assim poderá esquematizar cada custo diário, inclusive desde os menores dados, como custo com ônibus, por exemplo, até o valor da diária de hospedagem.
Essa dica ainda vai conseguir te ajudar a otimizar o tempo, já que com ela se tornará possível organizar o que deseja fazer e claro, pensar em locais próximos um do outro para que faça tudo em apenas uma saída, além de poder realizar esses trajetos a pé.
Coma em lugares mais afastados
A alimentação também não pode ser deixada de lado, para isso privilegie fazer as refeições em locais mais afastados, já que os restaurantes centrais costumam ser pensadas para os turistas e por isso, costumam conter preços maiores.
Mesmo que andando em ruas paralelas, já poderá encontrar preços melhores. Mas outra possibilidade nesse sentido é que realize compras em mercados e prepare as refeições no hostel, já que essa acomodação costuma dispor de cozinha compartilhada para uso dos hospedes.
Eu confesso que não abro mão de experimentar comidas diferentes, então você pode fazer ao menos uma refeição fora ao longo da viagem desde que pesquise bem o local onde fará isso e claro, foque naquilo que seja mais típico para uma experiência mais completa.
Leve pouca bagagem
Sair com pouca coisa é essencial para um estilo mais simples, e gastar pouco também faz parte disso. Caso vá viajar de avião, isso fará com que não precise gastar despachando a mala, o que vai também diminuir o tempo em que passará até sair dele.
Aliás, vai economizar com translados indo e saindo do Aeroporto, já que com pouco peso poderá se aventurar a usar o transporte público, principalmente em cidades que oferecem uma boa qualidade deles, assim não precisará gastar com carros por aplicativo, por exemplo.
E caso fique em hostel, terá mais segurança ao guardar suas coisas. Ah, também não vai precisar ficar pensando em novas roupas a serem compradas para essa viagem, já que apenas o essencial deve ser levado em uma mala pequeno e a economia deve começar antes mesmo do dia de viajar.